Copy

Newsletter #22/2018, agosto


Inquérito Smarticipate Horizon 2020
Goverança Aberta Integrada

Está em curso, até ao dia 31 de agosto, um inquérito europeu online sobre Governança  Aberta Integrada.

O inquérito é coordenado pelo
Smarticipate, um projeto europeu na área do e-government, apoiado pelo Horizonte 2020, que envolve universidades, empresas, associações e outras entidades. Numa primeira fase pretende aplicar-se o projeto às cidades -parceiras de Hamburgo, Londres e Roma, pretendendo posteriormente alargar-se a toda a Europa.

O inquérito tem como principal obetivo responder às seguintes questões:

> Como criar soluções e sistemas abertos de governança urbana integrada?
> Como definir os caminhos de transição para a realização desses sistemas?

O
Smarticipate convida todos os especialistas em assuntos urbanos a colaborar neste inquérito, partilhando os seus conhecimentos e ideias de forma a contribuir para a configuração da futura governança urbana da Europa.

 
>>> Veja o vídeo de apresentação e aceda ao inquérito
O que é a Governança Aberta Integrada?

Face aos grandes desafios de sustentabilidade que a Europa enfrenta, é fundamental encontrar modelos de governança que possam efetivamente conduzir a essa sustentabilidade, respondendo às interdependencias socioeconómicas e à natureza multi-escala das respostas a dar. O projecto Smarticipate procura assim modos de governança que sejam:

:: :: :: Integrados, devendo as decisões ser efetivamente tomadas num quadro multidimensional que procure um equilíbrio entre as dimensões socioeconómicas e ambientais das cidades;
:: :: ::  Abertos e participativos, dado que os amplo envolvimento de todos os interessados desenvolve o seu potencial enquanto especialistas das suas próprias comunidades, promovendo a criatividade na procura de novas soluções para os problemas urbanos, de uma forma mais democrática;
:: :: :: Comunitários, possibilitando que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e da Agenda Urbana para a União Europeia, desenhados para cenários globais e regionais, possam ser trabalhados ao nível local.
>>> Participe no inquérito!
Prémio Europeu do Desenvolvimento Sustentável
Convite à apresentação de propostas até 14 de setembro

 
A Comissão Europeia lançou o novo Prémio Europeu do Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de recompensar os esforços e a criatividade dos cidadãos, empresas e organizações no domínio da sustentabilidade, promovendo iniciativas que traduzam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em soluções e oportunidades concretas.

Cada edição do concurso terá um tema específico, relacionado com o tema anual escolhido pelo Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O tema da primeira edição é “Mobilizar as pessoas e assegurar a inclusão e a igualdade” e está aberto a quatro categorias de participantes: jovens, entidades públicas, entidades privadas e sociedade civil.


O prazo para apresentação das candidaturas termina em 14 de setembro de 2018 e os vencedores serão anunciados pelos Vice-Presidentes da Comissão Europeia Frans Timmermans e Jyrki Katainen, em cerimónia a realizar na primavera de 2019. O prémio não é monetário, mas proporcionará uma grande visibilidade junto do público.

As candidaturas deverão ser preenchidas, utilizando o template disponível no Regulamento do prémio, numa das línguas oficiais da União Europeia, e enviadas através do e-mail: 
SG-STAKEHOLDERPLATFORM-SDG@ec.europa.eu

 
>>> Conheça o Regulamento e as Perguntas Frequentes.
Conheça a versão perliminar

Ferramenta STRAT-Board já disponível!


O STRAT-Board é uma nova ferramenta de mapeamento interativo que fornece uma visão geral das estratégias de Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS) e de Investimento Territorial Integrado (ITI) atualmente implementadas em toda a Europa.

Esta ferramenta foi desenvolvida conjuntamente pela DG REGIO e pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia e destina-se a técnicos, peritos e outros interessados, pretendendo constituir-se como uma base de conhecimentos única sobre a abordagem integrada do desenvolvimento urbano e territorial, apoiada pelos atuais dispositivos e instrumentos da União Europeia.

A apresentação oficial do STRAT-Board será feito em outubro de 2018, durante a Semana Europeia das Regiões e Cidades, mas pode ser desde já consultada uma versão preliminar:

Até agora, quase mil estratégias foram mapeadas em 28 países, 126 das quais em Portugal (83 finalizadas e 43 em fase de elaboração). A pesquisa das estratégias pode ser feita através de diversos critérios como a localização, a população, o volume de financiamento, entre outros.

>>> Consulte a plataforma

Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp