Copy

Newsletter #5/2018, fevereiro

Concurso Aberto

SUSTAINABLE AND LIVEABLE CITIES AND URBAN AREAS


Encontram-se abertas até ao dia 20 de junho de 2018 as candidaturas ao concurso Sustainable and Liveable Cities and Urban Areas.

O concurso é promovido pelo JPI Urban Europe e pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC), sendo convidados a apresentar candidaturas consórcios interdisciplinares sino-europeus compostos por universidades, centros de investigação, entidades municipais e empresas, entre outros. 
O orçamento disponível é de 9,35 milhões de euros.

Este concurso resulta de uma cooperação a longo prazo acordada entre a NSFC e o JPI Urban Europe, no âmbito da urbanização sustentável no contexto da transformação económica e das alterações climáticas.

As agências de financiamento europeias participantes são a FFG (Áustria), a FRS-FNRS (Bélgica), a ANR (França), a IZM (Letónia), a NWO (Países Baixos), a RCN (Noruega), a NCN (Polónia), a SWEA (Suécia) e a ESRC (Reino Unido). Entidades de outros países, como Portugal, podem também participar, na qualidade de parceiros dos consórcios.

Consulte o regulamento e a apresentação Powerpoint do concurso.

 

Áreas Temáticas

De acordo com o quadro global dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o Objetivo 11 sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis, este concurso abordará as seguintes áreas temáticas:

a) Redução do impacto ambiental adverso das cidades, prestando especial atenção à qualidade do ar, da água e do solo, e gestão de resíduos municipais e outros;

b) Acesso a habitação, transporte e serviços básicos seguros, acessíveis e sustentáveis;

c) Políticas integradas de inclusão, eficiência de recursos, mitigação e adaptação às alterações climáticas e resiliência a catástrofes.



Tópicos do Concurso

Tópico 1 - Alterações climáticas e novas economias urbanas

Tópico 2 - Transformação dos sistemas energéticos e fortalecimento das economias circulares urbanas

Tópico 3 - Administração pública urbana e serviços inovadores

Tópico 4 - Gestão de dados urbanos



Datas-chave

12 de abril de 2018 - data limite para o registo dos consórcios

20 de junho de 2018 - data limite para a submissão das candidaturas

 
O que é o JPI URBAN EUROPE?

O JPI Urban Europe é um programa transnacional de pesquisa e inovação, criado em 2010 para enfrentar os atuais desafios urbanos globais, com a ambição de desenvolver um centro europeu de pesquisa e inovação em questões urbanas e criar soluções europeias através de pesquisa coordenada.

Atualmente, o JPI Urban Europe tem 14 membros: Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Letónia, Holanda, Noruega, Eslovénia, Suécia e Reino Unido. Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Turquia são observadores, bem como a Comissão Europeia.

A Agenda Estratégica de Pesquisa e Inovação do JPI Urban Europe é o documento de referência deste programa para o período 2015-2020.
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp