Copy

Newsletter #8/2018, março

ONU Habitat III

Nova Agenda Urbana já disponível em português!

Nova Agenda Urbana da ONU para o século XXI, adotada na Declaração de Quito pelos Chefes de Estado e de Governo, ministros e altos representantes reunidos na Conferência Habitat III, está agora mais acessível a todos, disponível em português, na página do Habitat III e no portal do Fórum das Cidades.

A Nova Agenda Urbana renova o compromisso político rumo a uma habitação condigna e ao desenvolvimento urbano sustentável. Foi apresentada na Conferência da ONU Habitat III, no âmbito do seu programa específico para a habitação e o desenvolvimento urbano sustentável (UN-Habitat  - United Nation Human Settlement). Esta conferência trouxe a debate um amplo leque de atores e grupos relevantes que intervêm no desenvolvimento urbano, incluindo governos, administração central, regional e local, sociedade civil, instituições académicas e sector privado, tendo contado com a participação de 167 países. A colaboração entre os estados-membros da ONU foca-se agora no acompanhamento desta Agenda e no respeito pelos compromissos assumidos para a concretização do legado Habitat III.

Agenda Urbana para a União Europeia, assinada a 30 de Maio de 2016 pelos ministros responsáveis pelo desenvolvimento urbano, através do Pacto de Amesterdão, veio integrar os temas da agenda urbana global no desenvolvimento urbano sustentável do território europeu. Está também disponível em português no portal do Fórum das Cidades.
 

>>> Aceda ao documento completo em português.

9.º Fórum Urbano Mundial e Declaração de Kuala Lumpur

A Nona Sessão do Fórum Urbano Mundial teve lugar em Kuala-Lumpur, na Malásia, em fevereiro de 2018. Foi a primeira sessão a ter como foco temático a implementação da Nova Agenda Urbana adotada na Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável Habitat III.

Fórum Urbano Mundial foi criado em 2001 pelas Nações Unidas para a analisar uma das questões mais prementes que o mundo enfrenta atualmente: a rápida urbanização e os seus impactos, nomeadamente políticos, económicos e ao nível das alterações climáticas. Trata-se de um fórum técnico não legislativo, convocado pela UN-Habitat e recebido numa cidade diferente em cada dois anos.

10 anos após a 4.ª sessão realizada em Nanjing, na China, o Fórum Urbano Mundial voltou a realizar-se na Ásia, região que representa cerca de 65 por cento da expansão demográfica de todas as áreas urbanas em todo o mundo desde o início deste século.

Visite o site oficial da 9.ª sessão para obter todas as informações e ter acesso aos boletins diários dos trabalhos e leia a Declaração de Kuala Lumpur assinada no Fórum.


Iniciativa City Prosperity

A Iniciativa City Prosperity, do programa UN-Habitat, é um enquadramento de referência baseado na visão abrangente de adaptar os objetivos de desenvolvimento urbano sustentável e a sua monitorização, à realidade e necessidades de cada país e, em concreto, de cada cidade.

Esta iniciativa define-se simultaneamente como uma ferramenta para medir o desenvolvimento urbano sustentável e também uma abordagem integradora e global da prosperidade.

Enquanto ferramenta, esta iniciativa permite identificar oportunidades e potenciais áreas de intervenção pelas autoridades que gerem as cidades e pelos parceiros locais e nacionais, para que as suas cidades se tornem mais prósperas. A prosperidade, definida pela UN-Habitat, é uma construção social que materializa ações humanas decorrentes de políticas que promovem o desenvolvimento equilibrado e harmonioso num ambiente justo, independentemente da época, dimensão e localização da cidade.

 

Global Urban Lectures

As Global Urban Lectures consistem em ciclos de conferências online lançadas pelo UN-Habitat, em parceria com universidades de todo o mundo, sobre assuntos urbanos. Os palestrantes são especialistas em assuntos urbanos e pertencem a universidades, grupos de reflexão, governos, ONGs e instituições do setor privado.

As conferências são gratuitas e disponibilizadas num canal no YouTube criado para o efeito, tendo cada vídeo uma duração máxima de 15 minutos.

 
Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020
Website
Facebook
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp