Copy
Newsletter #4
Janeiro 2017
Desporto e Tecnologia no ADN do projecto NanoSTIMA


O projecto NanoSTIMA – Macro-to-Nano Human Sensing - Towards Integrated Multimodal Health Monitoring and Analytics está em curso no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, com mais de 30 investigadores envolvidos.

Financiado no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, este projecto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico procura explorar a utilização de micro e nano tecnologias no processo de monitorização de parâmetros de saúde e bem-estar da população.

Constituída por investigadores com formação académica em Ciências do Desporto ou em Engenharias, a equipa está empenhada em desenvolver um programa inovador para possa enquadrar a monitorização da actividade física e de programas de exercício físico em diferentes contextos.

Coordenado pelo INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o projecto NanoSTIMA conta com a participação do CIDESD, do Instituto de Telecomunicações e da Universidade do Porto.
Deus ex Machina, a simbiose entre Homem e Tecnologia


 
Criar uma relação simbiótica entre seres humanos e tecnologia para obter ganhos de eficiência em diversas áreas é o desafio maior do projecto Deus ex Machina – Symbiotic Technology for Societal Efficiency Gains: Deus ex Machina.

Até 2019, serão desenvolvidos estudos na área da nutrição, da agricultura, do desporto, da saúde e do bem-estar.  Os investigadores do CIDESD afectos ao projecto vão monitorizar a actividade física e desportiva em crianças e jovens, estando particularmente associados ao Talentódromo Desportivo de Vila Real

Co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do NORTE 2020, o projecto Deus ex Machina é desenvolvido por cerca de 160 investigadores, incluindo médicos, docentes e profissionais qualificados de diversas áreas.

Liderado pela Associação Fraunhofer Portugal Research, o projecto Deus ex Machina tem o CIDESD e o CITAB da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Centro Algoritmi e 2C2T da Universidade do Minho, o CINTESIS e o Centro de Psicologia da Universidade do Porto como parceiros.
| Notícias |
A convite da Federação Portuguesa de Basquetebol, Jorge Arede, investigador do CIDESD, integra a equipa técnica que orientou o último estágio da Selecção Nacional de Sub-16 Masculinos. De 19 a 22 de Dezembro em Tondela e de 27 a 30 de Dezembro no Barreiro, Jorge Arede foi o preparador físico dos jovens basquetebolistas: «foi uma experiência enriquecedora que possibilitou uma simbiose entre a componente científica e desportiva, contribuindo para a compreensão e robustez do processo de treino de jovens talentos desportivos».
Susana Póvoas, investigadora do CIDESD e docente no ISMAI, lidera o projecto "Football Fitness", uma iniciativa pioneira em Portugal e que será promovida pelo Futebol Clube do Porto. Destinado a homens entre os 30 e os 50 anos, o programa arranca em Fevereiro para proporcionar uma prática de exercício físico adequada, usando o futebol de recreação como meio de promoção da saúde, aptidão física e bem-estar.​ «A participação neste projecto permitirá aos participantes um melhor conhecimento da sua aptidão física e saúde e, cumprindo o programa, poderão melhorar ambas», sublinha.
O CIDESD é um dos parceiros do Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer (SIEFLAS), que acontecerá de 10 a 12 de Julho no Instituto Politécnico da Guarda. “Desafios interdisciplinares na promoção da Atividade Física” será o tema central desta 13ª edição, que reunirá reconhecidos investigadores nacionais e internacionais. A data-limite para submissão de trabalhos científicos é 28 de Fevereiro, sendo os autores notificados até 7 de Abril.
No âmbito do projecto NanoSTIMA, está a ser aplicado um questionário com o objectivo de avaliar a utilização de tecnologia na monitorização do exercício/actividade física (como aplicações de telemóvel, cronómetros, relógios, GPS, pulseiras, entre outros). A participação é voluntária e contribuirá para um avanço significativo da investigação em Portugal.
Copyright © 2017 | CIDESD
         
         



 
     
 
* Caso não queira receber mais newsletters do CIDESD, por favor, responda a este e-mail com o assunto "remover"






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano · Quinta de Prados · Vila Real 5001-801 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp