Copy
Newsletter #18
Abril 2018
Que assimetrias existem entre as técnicas de nado?

A execução alternada ou simultânea das acções de braços e de pernas tem uma influência diferenciada nas técnicas de nado. É essa uma das principais conclusões da investigação «Propriedades não lineares na locomoção aquática: comparação de assimetrias nas diferentes técnicas de nado», que tem sido desenvolvida pelos investigadores Mário Costa, Tiago Barbosa, Daniel Marinho, Henrique Neiva, Jorge Morais e Raul Bartolomeu

«Com recurso à análise não linear, verificámos que o constrangimento da tarefa pelo uso de quatro segmentos alternados ou simultâneos permitiu perceber que o crol e costas são técnicas menos preditivas, embora menos complexas, enquanto que no bruços e na mariposa nota-se o inverso», afirma o investigador Mário Costa.

Por outro lado, considerando o efeito da pernada ou da braçada para a velocidade final, observa-se que é na vertente de nado só com pernas onde a velocidade é menor, comparativamente à vertente de nado só com braços. Este facto aplica-se a todas as técnicas de nado à excepção do bruços, onde a orientação propulsiva da pernada assume uma maior componente horizontal, enquanto  que nas restantes técnicas é maioritariamente vertical. Estas conclusões têm emergido dos trabalhos conducentes à obtenção do doutoramento do investigador Raul Bartolomeu.

 


O investigador Tiago Barbosa explica que o objectivo da equipa tem passado por explorar a sensibilidade e relação de parâmetros não-lineares com o rendimento em natação pura desportiva e, concomitantemente, verificar a hipotética relação desses parâmetros com outros factores determinantes do rendimento. «Conceptualmente, este projecto é escorado pela Teoria dos Sistemas Dinâmicos e pela Teoria do Caos. O pressuposto basilar é que possa existir uma relação complexa e dinâmica entre a principal variável de interesse (o rendimento desportivo) e os seus factores determinantes. Assim sendo, procuramos estudar o nível de complexidade e predictibilidade deste fenómeno na natação pura com recurso a análise da dimensão fractal e da entropia
 
Face à margem de progressão ser bastante reduzida, os atletas de alto rendimento têm como objectivo conseguir melhorias «marginais». «Infelizmente, muitos dos parâmetros utilizados para controlo e avaliação de treino são pouco sensíveis a essas variações mínimas (ou residuais) que, no entanto, têm um impacto significativo no rendimento do atleta. Mais ainda, a variação trivial de um factor determinante pode ter um efeito dominó na relação entre todos os restantes factores», esclarece o investigador Tiago Barbosa.

Nesse sentido, a equipa do CIDESD tem procurado «parâmetros que apresentem uma relação não-linear com a principal variável de interesse, ou seja, parâmetros que evidenciem mudanças robustas e significativas apesar de a variável de interesse ter variações triviais».



Meia centena de nadadores envolvidos

Inicialmente, os investigadores procuraram testar o contributo percentual de acções segmentares isoladas (braços ou pernas) para a velocidade média de nado e verificar a maior ou menor complexidade dos movimentos. Agora, estão focados «na capacidade propulsiva do nadador tentando retirar ainda uma caracterização mais robusta das assimetrias que possam ser visíveis pela adopção de diferentes padrões de nado». «Tentamos perceber se o movimento poderá ser mais ou menos preditivo consoante as assimetrias que possam ser visíveis comparando a força propulsiva entre as duas mãos e as duas pernas (lado esquerdo versus lado direito)», acrescenta Mário Costa.

Até agora, este estudo contou com a participação de 49 nadadores, de ambos os sexos e com uma médias de idades entre os 14-15 anos. «Conseguimos recrutar nadadores com um nível competitivo elevado e com participações regulares em provas do calendário regional e nacional. Entre o grupo, encontram-se nadadores medalhados em provas nacionais do seu escalão etário.»

As recolhas de dados vão prolongar-se até Julho (aquando do encerramento da época competitiva) nos locais de treino de vários clubes das regiões Interior Centro e Nordeste. «Alguns dos nadadores e os seus treinadores já têm uma colaboração regular com a nossa equipa de investigação em outros projectos, o que lhes permite obter dados relativos ao seu desempenho com base em evidência científica.»

Os resultados preliminares das investigações levadas a cabo deixam antever «o potencial de termos uma melhor compreensão do nível de complexidade de predição da resposta motora e do rendimento desportivo». «É expectável que parâmetros não-lineares, como a dimensão fractal ou a entropia, sejam mais sensíveis a variações mínimas do comportamento motor e do rendimento. Se isto se verificar, a monitorização destes parâmetros pode ter interessantes aplicações no controlo e na avaliação de atletas de elite, bem como em fases iniciais do processo de ensino/treino nos escalões mais jovens», adianta o investigador do CIDESD.
| Notícias |

Creative Education Foundation atribuiu a Ruth B. Noller Research Grant à investigadora Sara Santos, um galardão que veio para Portugal pela primeira vez. «É uma honra receber esta distinção internacional, mas é essencialmente um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CreativeLab. Por outro lado, este prémio destaca a importância da prática desportiva para fomentar o comportamento criativo e disseminar internacionalmente as directrizes pedagógicas de programas como o Skills4genius®», realça a investigadora do CIDESD. Nas edições anteriores, a Ruth B. Noller Research Grant foi atribuída nos EUA e em Singapura. 
No Dia Internacional da Mulher, a investigadora Elisa Marques foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) por causa da sua posição de relevo no domínio da investigação na área das Ciências do Desporto. «Muito me honra, como investigadora e mulher, receber esta distinção, porque é a ciência e o que ela pode dar ao desporto e às pessoas aquilo que me move», afirmou a investigadora pós-doutorada no National Institutes of Health [EUA].
O foco da linha de investigação desenvolvida por Elisa Marques tem sido o envelhecimento, nomeadamente no estudo do osso. Agora, de regresso a Portugal, tem pela frente um novo desafio: «fazer a ligação do meu conhecimento no osso a uma investigação mais sistémica abraçando outras patologias - como a doença renal e a diabetes - onde acontecem alterações ósseas preocupantes com implicações na qualidade de vida dos pacientes».


A investigadora Eduarda Coelho vai representar a UTAD na Assembleia Plenária do Comité Paralímpico de Portugal. Este órgão define as grandes linhas de acção do Comité e é constituído pelos membros ordinários e extraordinários.
«Esta indicação do reitor da UTAD deve-se aos excelentes resultados que o 
Mário Trindade tem tido nos últimos anos, fruto do trabalho que tenho vindo a desenvolver com ele. Outro aspecto importante foi a nossa participação nos últimos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, bem como a nossa integração no projecto Tóquio 2020», explica a investigadora e treinadora do atleta paralímpico.
O CIDESD marcou presença na Mostra de Inovação no Desporto, que decorreu a 12 de Março no Centro de Alto Rendimento do Jamor. Enquadrado na cerimónia de apresentação pública dos Programas de Preparação Olímpico e Paralímpico Tóquio 2020, esta mostra contou com a participação de dezenas de universidades, empresas e entidades desportivas, bem como a presença do Primeiro-Ministro António Costa. «Foi uma iniciativa muito interessante da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto que, juntamente com o Comité Olímpico e Paralímpico de Portugal, permitiu apresentar alguns dos projectos mais diferenciadores e inovadores que os nossos investigadores têm vindo a desenvolver na área das Ciências do Desporto», salientou o vice-director do CIDESD Daniel Marinho.


Já está online o novo website do CIDESD, uma plataforma renovada, actualizada, responsiva, multimédia, interactiva e com uma navegação mais intuitiva. A partir de agora, vai ser possível encontrar e consultar toda a informação sobre a actividade do CIDESD, subscrever a newsletter, entre outras funcionalidades. «Com a renovação do website, pretendemos optimizar o processo de promoção da ciência desenvolvida no CIDESD e potenciar novas sinergias com o público em geral», frisa o director Jaime Sampaio.
As teses de doutoramento dos investigadores Bruno Gonçalves (UTAD) e Diogo Monteiro (ESDRM) foram distinguidas, pela direcção do CIDESD, com uma menção honrosa. «Este reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos tem um significado muito especial. É o premiar do empenho dos meus orientadores e da minha entrega ao estudo de uma nova abordagem para a análise do rendimento desportivo das equipas de futebol. Por outro lado, pode alavancar a divulgação da investigação realizada junto das equipas técnicas dos clubes, que poderão passar a dispor de técnicas de medição da componente táctica», revela Bruno Gonçalves, autor da tese «Collective Movement Behaviour in Association Football».
Já Diogo Monteiro, que assina a tese «
Motivação, Persistência e Abandono em Atletas Portugueses de Natação», confessa-se «naturalmente» agradado por receber a menção: «eu e os orientadores do trabalho sentimo-nos muito felizes pela distinção. Por outro lado, ficamos satisfeitos pelo facto de vermos reconhecida a investigação que é feita, em especial na área das determinantes comportamentais no desporto, exercício e estilos de vida saudáveis, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém».




A próxima edição do Congresso Internacional do CIDESD já tem datas: 19 e 20 de Outubro de 2018. Depois da Universidade de Évora ter acolhido a última edição do evento, o ISMAI – Instituto Universitário da Maia servirá de ponto de encontro de investigadores nacionais e internacionais, especializados nas áreas do exercício, performance desportiva e desenvolvimento humano. «Será mais um marco importante na actividade do CIDESD, que nos permitirá actualizar conhecimentos e competências nas áreas das nossas três comunidades científicas», sublinha o director Jaime Sampaio.
Sociedade Portuguesa de Nefrologia vai financiar o projecto de investigação «The relationship between skeletal muscle characteristics and mineral bone disorder in dialysis patients following exposure to an intradialytic exercise program».
«Este apoio que nos foi concedido vai contribuir para o desenvolvimento de um projecto que irá investigar a relação entre o metabolismo muscular e ósseo em doentes com doença renal crónica e sujeitos a tratamento por hemodiálise, em associação com a prática de exercício físico e com a aptidão física. Trata-se de uma linha de investigação inovadora que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos e que, para além do importante apoio financeiro, encontra nesta distinção o reconhecimento da sua  relevância para a área da Nefrologia», reagiu o investigador
João Viana, no final do Encontro Renal 2018.
«Benefícios do Exercício Físico para a População Idosa» foi o tema que a investigadora Paula Mota levou ao 3º Congresso de Envelhecimento Activo: Exercício Físico e Saúde, que decorreu de 8 a 10 de Março no Instituto Politécnico de Viseu.
«Durante esta palestra, procurei abordar os benefícios do exercício físico na melhoria e na manutenção da funcionalidade geral do organismo, com base na sua influência na função mitocondrial e a sua implicação na redução de danos por stress oxidativo e melhoria da eficiência bioenergética», resumiu a investigadora.



O investigador Nelson Sousa vai ser um dos oradores das primeiras jornadas de Urologia - Medicina Geral e Familiar, que vão ter lugar no Hospital da Prelada (Porto), nos dias 6 e 7 de Abril. «Correr para o Amor - Importância do Exercício Físico» será o tema a abordar.

 
| Publicações |
«Associations between physical fitness and adherence to the Mediterranean diet with health-related quality of life in adolescents: results from the LabMed Physical Activity Study», in European Journal of Public Health

«
The Effects of 3-Month Skill-Based and Plyometric Conditioning on Fitness Parameters in Junior Female Volleyball Players», in Pediatric Exercise Science Journal


«Start and turn performances of elite sprinters at the 2016 European Championships in swimming», in Sports Biomechanics Journal

«
Efficacy of Exercise on Breast Cancer Outcomes: A Systematic Review and Meta-analysis of Preclinical Data», in International Journal of Sports Medicine

«
The transfer of strength and power into the stroke biomechanics of young swimmers over a 34-week period», in European Journal of Sport Science

«
Differences in kinematics and energy cost between front crawl and backstroke below the anaerobic threshold», in European Journal of Applied Physiology

«
The effect of sex and localised fatigue on triceps surae musculoarticular stiffness», in European Journal of Sport Science


«Exploring the effects of mental and muscular fatigue in soccer players’ performance», in Human Movement Science

«
Motivational Climate Sport Youth Scale: Measurement Invariance Across Gender and Five Different Sports», in Journal of Human Kinetics

«
Metabolic indicators and energy expenditure in two models of health club classes: aerobic fitness class vs. strength fitness class», in Sport Sciences for Health
| Agenda |


 
Eventos:

Cognition, Emotion & Behavior Symposium | Porto - Portugal | 4 Abril
Congresso de Futebol | Vila Real - Portugal | 10 Abril
Congresso do Comité Paralímpico de Portugal | Braga - Portugal | 13-14 Abril 
Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente | Lisboa - Portugal | 18-19 Abril
Congresso Psiquiatria e Saúde Mental Sem Tabus | Lisboa - Portugal | 19-21 Abril
Validação de Questionários Aplicados ao Desporto e ao Exercício | Rio Maior - Portugal | 27 abril
Congresso Técnico-Científico da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação | Braga - Portugal 28-29 Abril
Congreso Internacional Marca, Territorio y Deporte | Castelló de la Plana - Espanha | 17-18 Maio
Conferência NanoSTIMA | Maia - Portugal | 17-18 Maio

European Congress of Endocrinology | Barcelona - Espanha | 19-22 Maio
Congresso Internacional de Futebol do ISMAI | Maia - Portugal | 21-22 Maio
Ageing Congress | Coimbra - Portugal | 27-29 Maio
Congresso Internacional em Saúde | Braga - Portugal | 10-13 Julho
European College of Sport Science | Dublin - Irlanda | 4-7 Julho
World Nutrition Congress | Manila - Filipinas | 9-10 Agosto
NSCA International Conference | Madrid - Espanha | 26-29 Setembro



Formações:
Copyright © 2018 | CIDESD
         
         


   
 
* Caso não queira receber mais newsletters do CIDESD, por favor, responda a este e-mail com o assunto "remover"






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano · Quinta de Prados · Vila Real 5001-801 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp