Copy
Julho 2015
Notícias da PROExC: nosso novo canal de comunicação
A partir de agora, a PROExC conta com um novo canal de comunicação para divulgar as suas ações. Todo mês os conteúdos serão atualizados relatando os principais eventos, notícias, aniversariantes e muito mais. Não deixe de nos acompanhar e fique por dentro de tudo que acontece por aqui!
VEM POR AÍ

Teatro Joaquim Cardozo seleciona espetáculos para 2015 e 2016
Estão abertas as inscrições para a realização de espetáculos de teatro, que tenham como público-alvo adultos e/ou crianças, no período de agosto de 2015 a julho de 2016. As propostas selecionadas irão compor a pauta do Teatro Joaquim Cardozo, localizado no Centro Cultural Benfica.
Saiba Mais em 
http://migre.me/qFzxo
ACONTECEU
         
PROExC lança edital para concurso de redação sobre Paulo Freire

O concurso "Paulo Freire e Ética: um olhar dos estudantes" será realizado no período de 30 de junho a 30 de outubro de 2015, sob a coordenação colegiada do Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisa – CPFREIRE e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco – PROExC/UFPE. O evento tem como finalidade estimular os estudantes que integram os projetos de extensão Pré-Acadêmicos apoiados pela UFPE. Para mais informações acesse: http://migre.me/qIzbX
         
Nova Pró-Reitora apresenta diretrizes para a gestão 2015
Ocorreu no último dia 30 de junho, na CECINE, o café junino da PROExC, durante o evento a Pró-Reitora Pró tempore, Christina Nunes, apresentou a recém chegada Diretora de Extensão, Juliana Souza Oliveira, além do atual Coordenador da CECINE, Antônio Carlos Pavão. Na oportunidade a Pró Reitora explanou suas diretrizes e compartilhou ações, intenções e preocupações. Confira abaixo alguns trechos do seu discurso. 

Algumas ações propostas para a gestão PROExC 2015

A Pró-Reitora, Christina Nunes, apontou algumas ações que nortearão a sua gestão durante o ano de 2015. Destacamos algumas:

 

 

Avaliação e realinhamento do planejamento e do plano de ações
da Pró-Reitoria sob a orientação da PROPLAN

 
Pretende-se realinhar o planejamento das ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) a partir do levantamento das ações em andamento, programadas e da indicação, por parte das coordenações unidades vinculadas à PROExC, de três prioridades mais urgentes a serem executadas pela Pró-Reitoria.

 
 
 Fortalecimento da aproximação Universidade/Sociedade
 
Visa à ampliação do diálogo e da participação da comunidade extra-acadêmica nas atividades de extensão. A proposta é incluir sempre que possível a participação de parceiros de programas e projetos de extensão e cultura nas programações da PROExC.

 
   
Fortalecimento da extensão como impulsionadora
do debate contemporâneo
 
Apoio e fomento de atividades que favoreçam reflexões teórico-metodológicas e ético-políticas sobre a realidade econômica, social, política e cultural brasileira como rodas de diálogos, debates, editais, oficinas e publicações.

Novo Comitê de Cultura é apresentado em solenidade na UFPE

 
 
Em junho, o reitor Anísio Brasileiro deu posse aos membros do Comitê Curador de Cultura da UFPE, criado recentemente. O comitê integra o Sistema de Cultura da Universidade (SiC) e tem como um dos objetivos propor uma política institucional de cultura e memória da Universidade.
O Sistema de Cultura (SIC) e o Comitê Curador de Cultura da UFPE têm atribuições interligadas. Cabe ao SIC: executar a política institucional de cultura, na área de sua competência, articular com a Diretoria de Cultura as iniciativas e as formas de promoção comunitária de atividades de natureza cultural e modelar o conjunto de instituições, iniciativas e programas desenvolvidos no âmbito da UFPE para gerenciar as relações com sua comunidade e com os outros sistemas.
Leia mais em
  http://migre.me/qIO7W

Mais uma etapa do Curso Educação, Direitos Humanos e Convivência com o semiárido é realizada em Caruaru


O Curso Interinstitucional de Educação, Direitos Humanos e Convivência com o Semiárido de Pernambuco (Coordenado pela UNDIMEPE, ADUFEPE, UFPE, UFRPE, UNIVASF, FUNDAJ,  SEE-PE, MST, FETAPE e o Comitê Pernambucano de Educação do Campo), que objetiva subsidiar gestores e conselheiros municipais de educação na formulação de diretrizes de políticas articuladas de educação, direitos humanos e convivência com o semiárido pernambucano, está realizando neste mês de julho o seu III Módulo nos municípios polo de Caruaru, Salgueiro e Afogados da Ingazeira.
Participam deste módulo cerca de 30 municípios (entre os 51 selecionados por terem decretado estado de emergência no período de 2009 a 2012).
O debate, iniciado ao longo destes três módulos, estabelece um diálogo com a noção contemporânea de direitos humanos, reconhecendo o conjunto de suas contribuições  no processo de constituição da cidadania e no fortalecimento de políticas públicas para o semiárido pernambucano referenciadas na justiça social.

Bolsistas PIPEx apresentam resultados de projetos

Bolsistas do Programa PIPEx apresentaram, no dia 17 de junho, no Departamento de Histologia, os resultados do projetos executados em três escolas públicas do município de Passira. A equipe PROExC esteve presente representada pela pró-reitora, Christina Nunes, a diretora de extensão, Juliana Souza Oliveira e a coordenadora de Gestão da Informação, Simone Germano.
 
Comissão de Direitos Humanos
D. Hélder Câmara comemora 15 anos

Em comemoração aos 15 anos de atividades, a Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDHDHC) da UFPE organizou uma longa programação de eventos que se estendem até dezembro.
A abertura das comemorações dos 15 anos CDHDHC ocorreu dia 16 com uma Mesa Redonda: “Maioridade penal: a quem interessa?”. O Auditório Evaldo Coutinho também sediou o evento que contou com a presença da deputada Teresa Leitão, da professora Valéria Nepomuceno e da mestranda em Direitos Humanos Mariana.
E no dia 30 de junho, no Auditório Evaldo Coutinho (Centro de Artes e Comunicação da UFPE), ocorreu uma Mesa Redonda em homenagem a D. Hélder e Pe. Henrique. Participaram da mesa o pesquisador Túlio Velho (Fundaj), a professora Isaíras Padovan (UFPE) e o Prof. Manoel Moraes (representando a Comissão Estadual de Memória e Verdade D. Hélder Câmara).
     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pro-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail proext.bureaudesign@ufpe.br.

 

 

 

Telma 08/07
Miriam 23/07
Nara 28/07

Facebook
Email
Twitter