Copy
setembro 2015
VEM POR AÍ

Anote na agenda! ENExC 2015 está chegando.
           
              

Em breve as inscrições para o Encontro de Extensão e Cultura da UFPE estarão abertas.
O evento será realizado no dia 25 e 26 de novembro de 2015 e marcará a mudança da nomenclatura, que passou a ser Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

CECINE realizará ciclo de palestras na semana da saúde 

Dentro da programação de seus 50 anos, o Centro de Ciência do Nordeste (CECINE) promove durante os dias 21 a 28 de setembro a Semana de Saúde, Juventude & Adolescente e Políticas Públicas no auditório do núcleo. O evento é gratuito, as inscrições serão feitas online e será concedida declaração de participação.

Programação:

21/09 O PROJETO DE EXTENSÃO: AS PARCERIAS NECESSÁRIAS - Profa. Solange Laurentino

22/09 INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E POLÍTICAS SOBRE DROGAS - Profa. Roberta Uchôa

24/09 ENSAIO SOBRE DROGAS: NECESSIDADES HUMANAS E POLÍTICAS PÚBLICAS - Profa. Roberta Uchôa

28/09 HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - Prof. Rogério Dubosselard Zimmermann 

Mais informações:
CECINE (81) 21267030/e-mail  cecine.ufpe@gmail.com
 

1° Encontro Pernambucano de Metais 

  
 
Do erudito ao popular, o 1° Encontro Pernambucano de Metais (EPM) levará ao Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE a performance e pedagogia musical da classe dos metais durante os dias 9, 10 e 11 de Setembro. O evento promoverá concertos gratuitos para o público e atividades capacitadoras para alunos e profissionais da área com os instrumentos: trompete, trombone, trompa, eufônio/bombardino e tubas.

As aulas e palestras serão ministradas por músicos de destaque internacional e professores convidados de Institutos Federais de Ensino Superior de outras regiões do Brasil. Ao todo, serão 20 professores, 3 palestrantes, 1 oficineiro para reparo e manutenção de instrumentos e 1 trompetista de jazz convidado para ser solista da Big Band em um dos concertos. O EPM também abrirá espaço para exposição de equipamentos, bocais e instrumentos de metais de fabricantes da Weril e Yamaha. Além das oficinas de instrumentos de metais, os inscritos também poderão usufruir na programação de duas oficinas de "Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopros" realizado pelo técnico oficial da Yamaha Brasil.

O homenageado desta primeira edição do Encontro Pernambucano de Metais é o maestro e compositor José Ursicino da Silva, conhecido como Maestro Duda. Duda escreveu obras para todas as formações dos instrumentos de metais e a sua contribuição para a classe de metais é marcante. Em 2010 o artista foi agraciado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. 
Mais informações:
Daniela Garcia - e-mail: 
danicaulfield@gmail.com e telefone: (81) 98104 1598
 

Inscrições para ações da Semana de Ciência e Tecnologia
continuam abertas no Sigproj

 
                              

A inscrição no Sigproj para submissão de propostas de atividades à 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) continua aberta. Os interessados podem inscrever suas ações até o dia 18 de outubro. Serão aceitas para submissão ações como: palestras, oficinas, exposições, mostras, minicursos, rodas de conversas, atividades artísticas (culturais e desportivas) e visita aos laboratórios. As atividades ocorrerão de acordo com a articulação e o planejamento de cada Unidade Acadêmica da Universidade. O cadastramento da atividade garantirá a validação institucional para fins de contabilização na atividade docente e certificação de participação ao servidor(a) técnico-administrativo e ao estudante de graduação ou pós-graduação da UFPE.

Considerando que o Sigproj não dispõe de mecanismos comunicacionais acessíveis, as propostas de atividades submetidas por pessoas com deficiência visual poderão ser encaminhadas para o e-mail
sigproj.proext@ufpe.br e /ou ser entregue uma via impressa nas Coordenações Setoriais de Extensão das Unidades Acadêmicas.

A 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá entre os dias 19 e 25 e terá como tema  "Luz, Ciência e Vida". O primeiro grande compromisso da SNCT de 2015 será no Eclipse total da Lua em 27/9. No ano passado, a SNCT aconteceu em 905 cidades brasileiras, com eventos organizados por mais de 1000 instituições.

Mais informações pelos telefones:
2126.8134 / 2126.8609 / 2126.8633
 
O Núcleo de Pesquisa em Teatro Experimental (NUTE)
traz Oficinas para atores em formação
  
     
                        
 
O Núcleo de Pesquisa em Teatro Experimental (NUTE) do Teatro Joaquim Cardozo promoverá oficinas para atores interessados em ampliar suas competências e as inscrições serão gratuitas. Com oficinas que abordam a adaptabilidade do corpo cênico do ator em diferentes ambientações, as aulas serão conduzidas por integrantes do próprio NUTE e do grupo teatral "Casa de Dioniso" : João Neto, Raphael Bernardo e Pedro Rodrigues com orientação de Durval Cristovão.

Os critérios de seleção para participar são: o envio de uma carta de intenção (até 20 linhas) para o email casadedioniso@gmail.com com o nome da oficina de interesse do candidato no título da mensagem; responder no corpo da carta as seguintes questões: Qual a minha relação com o teatro? Por que eu quero fazer a oficina?

Sob a orientação de professores do Curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE o trabalho proposto provém de um período de treinamentos e pesquisas do grupo no Teatro Joaquim Cardozo e em espaços abertos.

Confira as datas de inscrição das oficinas

Corpo luminoso: presença e irradiação (Inscrições até o dia 08/09)

A porteira aberta: outros espaços para a formação de atores (Inscrições até o dia 08/09)

Um pé na casa e outro na rua (Inscrições até o dia 20/09)

Saiba mais sobre a programação em: http://bit.ly/1EBWi7e

Mais informações: 
Teatro Joaquim Cardoso (81) 9 9505-481
Email: casadedioniso@gmail.com
 
 
Teatro Joaquim Cardozo oferece curso para público Infanto-Juvenil

 

O Teatro Joaquim Cardozo, espaço extensionista da UFPE, promove seu primeiro curso de iniciação teatral Infanto-Juvenil para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos. O processo abordará desde a História do teatro e o desenvolvimento da arte cênica na atualidade, até elementos do espetáculo (cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e sonoplastia), trabalhando a relação intrínseca entre eles.

A duração do curso terá início no dia 09 de Setembro e segue até Dezembro, com o encerramento a partir de uma montagem pedagógica que será apresentada a público.

As aulas serão no horário das quartas-feiras, das 14h às 16h e as inscrições devem ser feitas até o dia 08 de setembro no próprio Teatro Joaquim Cardozo, localizado no Centro Cultural Benfica, onde o curso será ministrado. Mais informações: 

Teatro Joaquim Cardozo (81) 3227.0657 / 3226.0423

UFPE promove Simpósio Internacional e Seminário sobre Arqueologia
                        

O I Simpósio Internacional Arqueologia de Engenhos ocorrerá durante os dias 23 a 26 de Setembro simultaneamente ao I Seminário de Arqueologia e Patrimônio Cultural de Pernambuco no Departamento de Arqueologia, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco.

Tendo como objetivo o compartilhamento e produção  de pesquisas acadêmicas acerca da Arqueologia de Engenhos, O I Simpósio Internacional abordará os espaços físicos e o universo social dos Engenhos. Paralelamente ao Simpósio, o I Seminário de Arqueologia e Patrimônio Cultural de Pernambuco discutirá algumas pesquisas arqueológicas que estão sendo desenvolvidas no estado, dando enfoque em  questões específicas como: Paisagens construídas; Tecnologias, Produção e Consumo; Políticas e Estratégias de Preservação e Conservação e Arqueologia e Patrimônio Cultural de Pernambuco.

Os eventos possibilitarão um intercâmbio de produção nacional e internacional sobre os temas, contando com a presença de pesquisadores de várias regiões do Brasil e do exterior como Portugal, Espanha e  México. A programação, ainda sujeita à mudanças, será composta por conferências, mesas redondas com temáticas variadas, apresentação de pesquisas em comunicações temáticas, visitas técnicas a museus, engenhos e uma escavação arqueológica que ocorrerá durante o período dos eventos.

Mais informações pelo e-mail: contato@engenhosarqueologia.ufpe.br
ACONTECEU
 

PROExC discute como a Extensão contribuirá para a formação humanista
     
   

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura realizou uma reunião no dia 03 de agosto para discutir quais ações de extensão podem fortalecer a formação de profissionais mais completos. O encontro reuniu a comissão constituída por servidores da PROExC  e  coordenadores setoriais de extensão. Estiveram presentes o professor Ricardo Medeiros do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), a professora Aída Barroso do Centro de Artes e Comunicação (CAC) e ainda, como convidado, o professor Luís De La Moura que, desde 2001, pratica a interface Ensino/Pesquisa/Extensão na formação acadêmica de graduação.

O grupo dialogou sobre como a extensão Universitária pode contribuir na construção de um profissional que esteja preparado não só para suprir as necessidades do mercado, mas que também possua uma visão mais ampliada de uma realidade concreta, considerando as necessidades, a história e os horizontes técnicos, éticos e políticos de sua função dando origem a uma formação mais humanista.
A comissão, que já conta com a participação de representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad), pretende ampliar a discussão para outras unidades. A próxima reunião está prevista para o dia 2 de Setembro, no CFCH.

CECINE promove diálogo sobre
obesidade na juventude 

A Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE), prosseguindo com a comemoração de seus 50 anos, realizou a palestra "Elementos decisivos para a obesidade em crianças e adolescentes" no dia 3 de Setembro, das 9h30 às 10h30. O colóquio foi ministrado pelo Prof. Bruno Rodrigo da Silva Lippo, coordenador do Bacharelado em Educação Física da UFPE, no auditório da CECINE. O evento foi gratuito e os participantes receberão certificados.
Contato: (81) 2126-7030 
E-mail: cecine.ufpe@gmail.com

 


 

Seminário aborda legado de Paulo Freire e reinvenção da EJA
Tendo como tema a releitura da ideologia de Paulo Freire aplicada à recriação do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), o seminário “Revisitando a utopia de Paulo Freire na reinvenção da EJA” promoveu, nos dias 2 e 3 de setembro, um colóquio crítico sobre o assunto no auditório do Centro de Educação da UFPE.
O evento abordou também novas estratégias que visam à desconstrução de estigmas impostos à EJA, estreitando a discussão quanto aos desafios entre a EJA e os conceitos de Educação Popular e Educação ao Longo da Vida. 

Mais informações entrar em contato com Miriam Maia pelo e-mail: 
miriamufpe@hotmail.com

Departamento de Terapia Ocupacional realiza primeira mostra científica
    

No último dia 31, a I Mostra Científica de Terapia Ocupacional (I MCTO) realizou apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras e mesas temáticas no auditório Jorge Lobo localizado no Centro de Ciências da Saúde da UFPE. O evento tinha como objetivo a divulgação do conhecimento produzido nas práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso.

Além das atividades acadêmicas do evento a programação contou com a apresentação cultural do Dançabilita, uma ação guiada pela terapeuta ocupacional e professora de dança do ventre Renata Taru. O projeto de dança é voltado à inclusão social das pessoas com deficiência através da dança.  

A equipe organizadora do evento é composta por representantes da coordenação do curso de Terapia Ocupacional, docentes vinculados ao eixo de disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas e discentes selecionados. Os textos referentes aos trabalhos apresentados serão publicados em anais eletrônicos devidamente registrados na Biblioteca Nacional.

O Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) promove um diálogo com alguns alunos recém admitidos na UFPE



No último dia 29, o programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) dialogou com alguns alunos recém admitidos na Universidade Federal de Pernambuco, no auditório João Alfredo, localizado na reitoria da instituição. 

A bolsa faz parte de um projeto da FACEPE em parceria com as universidades públicas de Pernambuco e a PROExC é a coordenadora do programa dentro da UFPE. O evento do dia 29 consistiu numa forma de esclarecimento sobre os objetivos, importância e critérios que fazem do BIA uma ferramenta de adaptação à nova realidade que é se tornar universitário.

Dentre as exigências para participar do programa estão: ter obtido as melhores notas dentre os alunos vindos de escola pública municipal ou estadual de ensino médio; não ter vínculo empregatício; estar no primeiro ano de universidade.

O diálogo em questão contou apenas com alunos do campus Recife, já os campus de Caruaru (foto) e de Vitória receberam o evento nos dias 01 e 02 de setembro, respectivamente. 

Visita ao Memorial de Medicina de Pernambuco (MM)



A equipe de gestão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) esteve no dia 28 de agosto no Memorial da Medicina de Pernambuco (MM) para uma visita especial aos servidores do local tendo como objetivo apresentar  a nova coordenadora do MM, professora Ana Cláudia Rodrigues do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, em substituição à professora Emanuela Ribeiro, que encerrou sua gestão no mês de agosto.

Para este novo período, em consonância com as diretrizes norteadoras da PROExC, a professora Ana Cláudia integra a equipe com o propósito de dialogar com os colaboradores, estudantes, docentes e técnicos dos departamentos e cursos de graduação e pós-graduação, núcleos e parceiros que compartilham com a UFPE o espaço do Memorial (Instituto de Pesquisas e Estudos da Terceira Idade – IPETI, a Academia Pernambucana de Medicina, Museu de Medicina de Pernambuco, Academia de Artes e Letras de Pernambuco, dentre outras). O intento é traçar um plano de trabalho conjunto enentrelaçando as esferas acadêmicas, científicas, culturais e sociais, voltadas prioritariamente à saúde e à cultura.  
 

 8° Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

            
 
"Práticas sustentáveis e territórios de sociabilidades" foi o tema desta oitava edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco que aconteceu entre os dias 17 e 21 de agosto. A abertura do evento aconteceu no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República do bairro de Santo Antônio.  Durante a semana houve uma série de atividades gratuitas, buscando formas sustentáveis de preservar o patrimônio através  de debates, rodas de diálogo, seminários, apresentações culturais, oficinas e exposições. Sete cidades participaram da ação: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Igarassu no Grande Recife; Paudalho na Zona da Mata; e Caruaru e Brejo da Madre de Deus no Agreste. 

Dando continuidade às abordagens da VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) promoveu dois encontros nos dias 26 e 27 de Agosto. As atividades aconteceram no auditório do 3º e 13º andar do CFCH. No primeiro dia, a  programação do evento contou com um debate sobre patrimônios urbanos intitulado “Por que e para que patrimônio na cidade?” e uma mesa-redonda sobre patrimônios vivos com doutorandos do PPGA. No dia 27, a ementa seguiu com uma  mesa-redonda sobre a capoeira em Pernambuco intitulada “Saberes dos mestres: profissionalização ou valorização ocupacional, apenas?” e com a apresentação de uma roda de capoeira para encerrar o evento no  térreo do CFCH.
 

A PROExC visita a comunidade do Arruado
     
       

No último dia 10 de agosto, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura visitou a comunidade do Arruado, localizada em frente ao Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE, onde vivem doze famílias remanescentes de um dos engenhos de João Fernandes Vieira.

Durante o encontro, foi exibido um filme produzido por estudantes da UFPE acerca da invisibilidade do Arruado. A pró-reitora Christina Nunes, juntamente com os professores Marcos Galindo, Juliana Souza Oliveira, Ana Emilia Castro e servidores da PROExC ouviram as sugestões da comunidade sobre as possíveis formas de interação com a instituição, além disso,   um futuro encontro com o reitor foi acertado em prol do fortalecimento das relações entre as partes.

A aproximação da UFPE com a comunidade já vem ocorrendo por meio da Disciplina de Design Social lecionada pela profa. Ana Emília Castro, que intermediou o diálogo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A ampliação das parcerias com as diversas áreas do conhecimento da Universidade através de projetos de extensão e cultura são as expectativas e propósitos a serem trilhados nesta relação da PROExC com os seus vizinhos do Arruado.

O Arruado faz parte da história do estado. A comunidade foi erguida por funcionários que trabalharam no Engenho Velho, fundado em 1646, e, posteriormente, cedido pelo donatário Joaquim Amazonas para a fundação da Universidade Federal de Pernambuco. 

 

CECINE abre cadastro para voluntariado


A Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) deu início ao processo de registro de voluntários para alunos da UFPE interessados em participar das atividades do centro. As inscrições serão feitas online através do formulário.

A Cecine promove eventos, oficinas Científicas, exposições fixas e itinerantes e realiza apoio aos laboratórios de Informática, Biologia, Química, Física, Geociências, Matemática, Astronomia, Fitoterápicos, Minerais e Rochas.

Os horários disponíveis são de segunda a sexta de 08h às 12h ou das 13h às 17h e estão sujeitos à intercalações nos dias de acordo com a disponibilidade do estudante. Os voluntários receberão declarações de participação com carga horária por cada atividade.
Mais informações: cecine.ufpe@gmail.com
 
Palhaçoterapia conta com novos integrantes para levar alegria aos pacientes
 
O Projeto de Encontro e Risos Terapêuticos (Perto) fez a seleção de novos integrantes para fazer a alegria dos pacientes do Hospital das Clínicas da UFPE. O Projeto faz parte do Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde, e procura usar a palhaçoterapia como maneira de ressignificar a relação entre pacientes e profissionais de saúde.
     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail proext.bureaudesign@ufpe.br.



Gustavo 01/09
Eduardo Bonadio 03/09
Tereza 07/09
Rejane 09/09
Geisiane 24/09

 
Facebook
Email
Twitter
Coordenação: Simone Germano
Colaboração: Ademara Thalyta, Camila Perazzo, Gustavo Ramos,
Michelle Bittencourt, Natalia Abdon e Vanessa Martins