Copy
Março 2017
Normalmente se diz que comunicar é transmitir alguma informação ou ideia, uma forma de diálogo. Contudo, é relevante pensar a comunicação não apenas como uma maneira de se expressar, mas também de compreender o outro. 

É importante entender que o ato de comunicar é mutável e dinâmico. Ele se transforma com o passar dos anos, pois a comunicação é um conjunto de movimentos que, ao longo do tempo, muda seus meios e formas de interagir e essa mudança acontece através das possibilidades cada vez maiores de participação dos seus receptores junto aos meios e suas mensagens.


Entender o outro e o mundo que o cerca é indispensável para a construção do conhecimento,  comunique-se! 
ACONTECE

Exposição Cruzando Mares está em cartaz na Galeria Capibaribe
 

 
A mostra Cruzando Mares dos artistas Sebastião Pedrosa e Graham Snow está em cartaz na Galeria Capibaribe, do Centro de Artes e Comunicação (CAC-UFPE). A exposição apresenta as produções conjuntas dos dois artistas, refletidas em pinturas, esculturas e objetos que revelam como eles dialogam entre si através das suas visões particulares sobre a geometria que dão formas às suas peças e as cores vivas que as preenchem. 
 



Quando a ideia de trabalhar conjuntamente surgiu, Pedrosa começou a pensar no trabalho de Snow, em como poderia fazer o seu trabalho se aproximar das obras do amigo. "As obras possuem cores básicas, vivas e vibrantes, tanto no trabalho dele como no meu. Na minha obra faço uso de pinceladas e traços. Já o trabalho de Grahram, apesar das variações, tem uma linearidade em termos de usos dos elementos (o circulo, triângulo, quadrado) e também das cores quentes ", explicou Pedrosa. Então, surgiu a Cruzando Mares. "A questão do título é porque eu conheci o Graham na terra dele, Birmingham, há mais de 36 anos, quando eu fazia o mestrado lá. Então, ficamos amigos e, dois anos depois, ele veio ao Brasil", completou.  
 

Sebastião Pedrosa e Graham Snow durante a abertura da exposição

O inglês Graham Snow, ex colecionador de artes e objetos antigos como lampadário, caixas e mobília (algo muito presente no Art déco, um movimento artístico internacional europeu), tem uma referência a arquitetura e a geometria. Snow comentou sobre a experiência da exposição: "estou muito contente, muito lisonjeado por ter sido convidado e por estarmos juntos apresentando essa exposição",  afirmou o artista.  
 

Ana Lisboa acompanhada dos artistas

A coordenadora do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) Ana Lisboa, uma das articuladoras da exposição na Galeria Capibaribe, marcou presença na exposição e falou sobre a importância da mostra dos artistas: "Pra gente isso é muito simbólico. Pedrosa foi professor há muitos anos, passou muito tempo se dedicando aqui na Universidade e eu fui sua aluna, monitora e colega de departamento, então, pra mim é uma honra ter essa exposição juntamente com Graham". 

A Cruzando Mares permanece em exposição, na Galeria Capibaribe, até o dia 30 de março.

 

Periódicos de universidades brasileiras estão com chamada aberta de artigos para publicação


 
A Revista Expressa Extensão, periódico semestral da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas-RS, está com chamada aberta para a primeira edição de 2017. O tema da edição é "Direitos Humanos e Saúde".

A submissão dos trabalhos para serem publicados nessa edição deve ser realizada através do site da revista até o dia 30 de março.

A Revista Conexão da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR também está aceitando artigos para serem publicados no terceiro número do seu 13º volume.

Lançada em 2005 com o objetivo de incentivar aos que participam de projetos extensionistas a divulgar suas atividades e produção na área, a Revista Conexão UEPG é um publicação quadrimestral veiculada à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG. Os interessados podem enviar seus artigos através do e-mail
revistaconexao@uepg.br até o dia 8 de abril. 

NEAB promove evento em celebração dos cinco anos de projeto

 
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE (NEAB) promove comemoração dos seus cinco anos de projeto. O evento acontece no dia 30 de março, das 14 às 19h, no Auditório Carlos Maciel no Centro de Educação (CE-UFPE).

Após a abertura institucional do evento, com apresentação cultural do Kanteatro, a mesa redonda “Estética e resistência na literatura africana e afro-brasileira” acontece a partir das 14h30. As palestrantes da cerimônia são Inaldete Pinheiro, escritora e ativista do Movimento Negro de Pernambuco; Dayse Moura, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (UFPE) e Luiza Reis, professora do Departamento de História (UFPE).

O NEAB é um projeto de extensão que objetiva fomentar e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros que busquem promover a igualdade.

Mais informações

neab.ufpe@gmail.com

Mandacaru Aerodesign abre seleção extra para novos integrantes para temporada 2017
Por Ascom

A Equipe Mandacaru Aerodesign, projeto de extensão de Engenharia Mecânica da UFPE, abriu processo seletivo extra para estudantes interessados em participar do grupo na temporada 2017. A seleção é voltada principalmente a alunos dos cursos de Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e das Engenharias de Produção, Elétrica e Eletrônica da UFPE. As inscrições vão até o próximo dia 24, via formulário on-line.

O processo seletivo extra visa a preencher vagas nas áreas de Eletrônica, Administração da Equipe, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Mídias e Relações Externas. Os candidatos passarão pelas etapas de apresentação geral e específica do projeto e das áreas para as quais se inscreveram, visita técnica ao galpão da equipe – localizado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE –, entrevistas presenciais e treinamento para as funções nas quais forem aprovados. A divulgação das datas e dos locais das atividades da seleção acontecerá por e-mail e na página da equipe no Facebook.

A ideia da abertura a estudantes de outras áreas é aperfeiçoar o gerenciamento do projeto, mediante a contribuição de conhecimentos específicos de cada área de conhecimento, além de aumentar a integração da equipe com a Universidade.

MANDACARU – Fundada em 2001, a Equipe Mandacaru Aerodesign é um projeto de extensão criado no curso de Engenharia Mecânica da UFPE para participar da competição Aerodesign SAE Brasil. Atualmente, o torneio acontece anualmente em São José dos Campos, em São Paulo, na sede da Embraer. Entre os objetivos da equipe estão desenvolver novas competências e habilidades nos estudantes e inseri-los num ambiente de inovação, trabalho em equipe e competitividade.

 

Projeto Memória Acadêmica seleciona extensionistas do Curso de Direito


 
O Projeto de extensão Memória Acadêmica abriu três vagas para estudantes do Curso de Direito da UFPE que possuam interesse de se tornar extensionistas do projeto. Os requisitos e procedimentos de inscrição estão definidos em Edital de Seleção. As inscrições estarão abertas até o dia 22 de março de 2017.

O Memória Acadêmica tem dentre as suas atividade o desenvolvimento de iniciativas de preservação, recuperação e difusão do patrimônio cultural integrado à Faculdade de Direito do Recife. Além de terem a liberdade de entrarem em acordo com a coordenação do projeto para desenvolverem seus interesses e potencialidades individuais, os extensionistas selecionados também terão funções como elaborar pesquisas e produzir material instrutivo, como artigos, minicursos e palestras, dentro dos grupos de trabalho já existentes.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail:
memoriafdr@gmail.com

Abertas inscrições para o pré-Enem Vestibular Cidadão
 
Por Ascom adaptado
 

Terminam no dia 17 as inscrições para o curso de preparação ao Enem Vestibular Cidadão, uma iniciativa destinada a vestibulandos que estudem na rede pública de ensino e ex-bolsistas (100%) de escolas particulares, vinculada às ações de extensão da UFPE.

Os interessados devem comparecer, das 13h às 18h, a Faculdade de Direito do Recife, com um documento oficial com foto; Ficha 19 para quem já concluiu o Ensino Médio; declaração escolar para os que estão cursando o 3° ano; para os bolsistas a declaração comprobatória da bolsa, e pagar uma taxa de R$ 20,00.

O Vestibular Cidadão, que oferece 180 vagas anuais, funciona há mais de 15 anos e já colocou inúmeros estudantes dentro da universidade. Com aulas diárias, o curso alcançou status de um dos melhores cursos pré-vestibulares da cidade.

PROVA – Este ano, as aulas ocorrerão no turno da tarde, na Faculdade de Direito, de segunda a sábado, e seguem até a realização do Enem. A prova de seleção ocorre no dia 26 deste mês. No momento da inscrição, o candidato recebe as informações sobre local e horário da prova de seleção. Os aprovados contarão com o auxílio de uma equipe de mais de 70 professores, uma biblioteca e rede on-line para compartilhamento de material didático.

Mais informações
Diretório Acadêmico de Direito – UFPE
Centro de Ciências Jurídicas
Faculdade de Direito do Recife

(81) 99960.6553
Coordenadores: Anderson (98676.9777) e Saulo (98866.0452)

Programa Mais lança programação da semana
 
O Programa Mais: Manifestações de Arte Integradas à Saúde divulgou a programação para esta semana. O cronograma de atividades traz contação de histórias e oficina de arte para o público alvo. 

O projeto busca levar arte, cultura e diversão aos pacientes pediátricos do Hospital das Clínicas (HC-UFPE), utilizando as intervenções como ferramenta complementar ao tratamento. Confira a programação AQUI.

Fotógrafos, pesquisadores e artistas se juntam para oferecer novo espaço sobre fotografia no Recife

 

O projeto chamado Escola Livre de Imagem (ELI), formado por um coletivo de artistas visuais e professores que visa criação de um ambiente de debate e formação no campo da fotografia, dá início às suas atividades neste mês de março, no Centro Cultural Benfica, da UFPE, na Madalena. Na agenda, duas atividades: o debate aberto "Caminhos para a imagem", que ocorreu no dia 9,  e o programa de formação "Zigue-zague" com encontros semanais a partir do dia 15, às 19h.

"Caminhos para a imagem" foi um bate papo puxado pelos idealizadores do projeto: os fotógrafos e artistas Cecília Urioste, Eduardo Queiroga, Mateus Sá, e Dani Bracchi, professora do curso de Design do campus agreste da UFPE. O debate girou em torno dos caminhos para a construção da imagem a partir de linguagens como o cinema, a fotografia e as artes visuais.  
 

Debate "Caminhos para a imagem" Foto: Robsonn Dias
 

Para quem quer se aprofundar nas discussões e trabalhar no desenvolvimento de projetos pessoais, a equipe oferece o “Zigue-zague”: um programa com duração de quatro meses, de 15 de março a 21 de junho, composto por aulas semanais, acompanhamento de orientação individual e leituras de portfólio.  

A proposta da ELI é criar um ambiente livre para o compartilhamento de experiências, articulação de referências, desenvolvimento de processos criativos e o pensamento crítico sobre o papel da imagem na nossa cultura. "É um sonho poder fazer isso num clima de troca de experiências, onde todos aprendem. Sentimos muita falta de um espaço assim, no qual os estudantes também contribuam de maneira mais ativa no que está sendo construído", diz Dani Bracchi.

As metodologias e os conteúdos são pensados de modo a potencializar os percursos individuais dos alunos, sem perder as chances que os encontros coletivos e debates proporcionam. Para Cecília Urioste, "é uma escola que propicia meios para um aprendizado mais autônomo, onde o aluno pode escolher caminhos e tempos diferentes, onde a mudança de percurso é bem vinda. Onde a curiosidade é o grande guia e o resultado é uma consequência natural do processo".
 

BOLSAS UFPE

A Escola Livre de Imagem abriu seleção para duas bolsas no curso “Zigue-zague” de Fotografia Contemporânea, as inscrições ocorreram  até o dia 10 de março. 

Mais informações
Centro Cultural Benfica

(81) 2126-7388

 

CECINE promove Ciclo de Palestras e Oficinas
 

 
A Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (CECINE) oferece oficinas e palestras no mês de março. Os interessados podem realizar suas inscrições clicando AQUI.

As atividades fazem parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras e Oficinas, que tem como objetivo principal contribuir para a formação de professores da educação básica e licenciandos.

Confira a programação AQUI.

Mais informações

(81) 2126 7030
cecine.ufpe@gmail.com 

PROExC divulga resultado final da chamada pública para consultoria Ad Hoc - PIBExC 2017
 

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) divulgou o resultado para consultores Ad Hoc referente ao edital Pibexc Temático 2017. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Extensão e Cultural (PIBExC) tem o objetivo de apoiar projetos de extensão, pesquisa e inovação. Além de criar oportunidades de participação efetiva para alunos de pós-graduação e graduação em projetos que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da formação acadêmica, profissional e cidadã. 

Mais informações:

sigproj.proexc@ufpe.br
Coordenação de Gestão da Extensão da PROExC - CGE
(81) 2126-8134
(81) 2126-8609
ACONTECEU

Orquestra de choro da UFPE abre a serie do projeto "Música na FDR"


Estudantes, professores e público externo compareceram ao saguão de entrada da Faculdade de Direito, no último dia 14 de março, para prestigiar a Orquestra de choro da UFPE.
 


A série de concertos “Música na FDR” é uma realização do Departamento de Música da UFPE juntamente com o Centro de Ciências Jurídicas e tem a idealização e coordenação do Prof. Wendell Kettle.

Mais Informações:
Departamento de Música da UFPE

(81) 2126.8318

PROExC debate "UFPE:desafios na contemporaneidade" na semana pedagógica do CE

 

 
O início da Semana Pedagógica do Centro de Educação (CE-UFPE) foi marcada pela mesa de abertura "UFPE: Desafios na contemporaneidade" no dia 8 de março. O evento foi coordenado pela professora Ana Lucia dos Santos (CE) e composta por convidados também integrantes da Universidade Federal de Pernambuco. Alfredo Macedo Gomes, Diretor do CE, deu início a cerimônia com um breve discurso de boas vindas aos novos alunos. 
 

Da esquerda para direita: Mylena Cristina, Ana Lucia, Christina Nunes e José Policarpo

Mylena Cristina, graduanda em História (CFCH-UFPE); José Policarpo Junior, professor de História (CE-UFPE) e Maria Christina Nunes, Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROExC-UFPE) foram os debatedores do evento. Cada convidado teve seu tema específico, promovendo assim, uma discussão rica em conhecimento. O diálogo aconteceu dentro da seguinte ementa: Conjuntura nacional e internacional; Governo; Universidade; Centro de Educação; Desafios; Estatuto e Democracia.  

Durante seu discurso, Mylena falou sobre os desafios da UFPE. "Eu acho que o nosso principal desafio é construir uma Universidade popular e que seja completamente ligada às demandas da educação básica, principalmente o que envolve os trabalhadores e trabalhadoras da educação". A estudante também alertou os novos alunos sobre a importância de reconhecer seus direitos. "Ensino superior público não é privilégio, é direito. Nós temos acesso ao nosso direito básico", completou a graduanda em História.

 
Por sua vez, o professor Policarpo propôs uma análise sobre a conjuntura do Brasil, na intenção de contribuir para o entendimento geral a respeito do que se vive hoje nas Universidades brasileiras. Em seguida, Christina Nunes abordou e discutiu os desafios e as ações para este ano na UFPE, "É um lugar de formação de pessoas, de opiniões, de ideias e de profissionais que vão interagir no mundo. A universidade influi e contribui pra que isso aconteça", declarou. 

Após as falas dos convidados, foi aberto um espaço para quem quisesse fazer perguntas e tirar dúvidas com os debatedores. 

 

Combate à violência contra a mulher mobiliza UFPE para comemorar o 8 de março

Por Ascom adaptado

Com a participação da delegada da Polícia Civil Marta Rosana Santos e da psicóloga do Tribunal de Justiça de Pernambuco Rosaly Araújo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da UFPE promoveu, no último dia 08, palestras com o tema central da violência contra a mulher, a fim de marcar as comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher. O evento, realizado no Auditório Denis Bernardes, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ainda contou com um show da Banda Maria Fulô, que foi seguida por um coquetel no hall do centro. Na plateia, além do reitor Anísio Brasileiro, da Vice-Reitora Florisbela Campos e assessores diretos da reitora, estavam muitas servidoras e docentes da Universidade.


Sonia Maria de Meneses, pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida 
 

Florisbela Campos, vice-reitora da UFPE 

Ao detalhar a Lei Maria da Penha (11.340/2006), a delegada Marta Rosana elencou algumas peculiaridades da legislação que, “muitas vezes fazem com que as vítimas da violência se sintam desamparadas”. O fato de o agressor poder pagar fiança e ser liberado após ser detido em flagrante por prática de violência contra a mulher, segundo Marta Rosana, deixa as denunciantes frustradas.


Marta Rosana Santos, Delegada da Polícia Civil

“A legislação assim o permite e se o delegado o mantiver detido estará cometendo abuso de autoridade”, explica. Mas ela defende que esse primeiro passo é importante, pois se o agressor reincidir na prática não mais terá direito a essa prerrogativa e, sim, será detido. Marta terminou com um apelo: “Multipliquem essas informações a todas as mulheres que conhecem para que as que se sentirem ameaçadas ou forem vítima de violência possam nos procurar”.

Já a psicóloga Rosaly fez uma apresentação em que o ponto alto foi a exposição do que ela classifica de “mitos que envolvem a violência contra a mulher”. Entre eles, a de que o agressor é um homem bom, mas o álcool é que o faz ser violento e a de que agressor é mau marido, mas é um bom pai. A essas afirmações, Rosely apresentou sua interpretação: “O álcool não molda o caráter de ninguém; se ele agride a mulher, ele deve ser punido e, se agressor é um mau marido, ele certamente é um mau pai, pois nenhum ambiente de violência faz bem à criança”.

 

Participantes da palestra se divertem ao som da Banda Maria Fulô

Para a diretora de Qualidade de Vida da Progepe, Rossana Wanderley, a escolha do tema da violência contra a mulher, embora ela reconheça que mexe com o emocional das participantes do evento, era inevitável, “uma vez que a mídia e os fatos reais estão aí para provar a necessidade de se falar sobre o tema”. Segundo Rossana, a programação foi pensada de maneira a abrir com a delegada – “que abordou a questão mais pesada da vivência na delegacia e da lei” –, seguir com a psicóloga – “que falou mais aos corações daquelas mulheres que se viam naquela condição de agredida” –, e fechou com um forró pé-de-serra, “para alegar a todas”. Acertou em cheio!

UFPE promove concerto em homenagem aos 130 anos de Villa-Lobos
 

Seguindo o calendário de atividades em comemoração aos 70 anos da UFPE, a universidade, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, realizou um Concerto Coral-Sinfônico em homenagem ao 130º aniversário do compositor Heitor Villa-Lobos.   

A apresentação, que integrou o conjunto de atividades comemorativas pelos 70 anos da UFPE,  
aconteceu no dia 5 de março, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Com regência e direção músical do professor Wendell Kettle, do Departamento de Música da UFPE, o concerto também contou com a participação da mezzo-soprano Virgínia Cavalcanti, do coro de solistas da Academia de Ópera e da Sinfonieta UFPE. 

Equipes da PROExC e Fundarpe estiveram presentes durante a apresentação
do Professor Wendell Kettel no Teatro Luiz Mendonça.

Técnicos administrativos educacionais - TAEs da universidade se reúnem durante a Semana de Formação Pedagógica


 
A PROExC marcou presença no Fórum dos Técnicos administrativos em Assuntos Educacionais (TAEs), que aconteceu no último dia 23/02, no Niate do Centro de Geografia e Geociências (CTG).  O encontro, que  contou com a presença dos colaboradores Lucio Enrico e Flavia Campos, fez parte da programação da Semana de Formação Pedagógica, que aconteceu entre 20 e 23 de fevereiro. Nele, TAEs de diferentes setores da UFPE tiveram a oportunidade de discutir e elaborar estratégias de correção das funções exercidas pela categoria dentro da universidade.     
  
Diversos pontos foram colocados em pauta, tais como: o fortalecimento dos Setores de Estudo e Assessoria Pedegógica (SEAP) da universidade; compreensão acerca das atribuições dos TAEs; instituição do fórum dos TAES; discussão sobre a nomenclatura do cargo de TAE; progressão de cargo e de instrumentos de avaliação dos TAEs, além da formação continuada dos TAEs junto ao núcleo de formação continuada didático-pedagógica dos professores da UFPE (NUFOPE).

Mais informações;
Flávia Campos:
flaviacamposfaria@hotmail.com

PROExC presente na Semana de Formação Pedagógica da UFPE



Juliana Souza (esq.) durante a mesa da Semana de Formação Pedagógica

A Diretora de Extensão da PROExC, Juliana de Souza Oliveira, participou de uma roda de conversa no dia 22 de fevereiro, durante a programação da Semana de Formação Pedagógica da UFPE. No evento, Juliana citou os esforços que a Pró-Reitoria vem realizando para concretizar a creditação da extensão nos currículos de graduação dos cursos da Universidade.

"O tripé que define o ensino superior (ensino, pesquisa e extensão) é algo indissociável nos currículos de graduação. A gente tem de fazer essa roda girar, o que não acontece caso esses elementos estejam desiguais entre si", disse Juliana.

Semana de Formação

Promovida pela Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da Universidade (Proacad), a semana foi realizada de 20 a 23 de fevereiro, no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da Universidade.

Mais informações
Diretoria de Desenvolvimento do Ensino / Proacad

(81) 2126.8109
semanadeformacaopedagogica@gmail.com

     Participe do Notícias da PROExC

Tem sugestões de notícias sobre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e quer compartilhar? Entre em contato através do e-mail proext.bureaudesign@ufpe.br.
Facebook
Email
Twitter
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Pró-Reitora: Maria Christina de Medeiros Nunes
Diretor de Cultura: Luís Reis
Diretora de Extensão: Juliana Souza Oliveira

Boletim Notícias da PROExC
Coordenação: Simone Germano
Colaboração: Camila Martinelli, Guilherme Carvalho, Luan Marques,
Maíra Sthefane, Mariana Guilarducci e Milena Fernandes 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
PROExC UFPE · Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universit�ria · Recife, IA 50670-901 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp