Copy
Newsletter Blogtailors 11 novembro 2015
View this email in your browser
Caro leitor,

começamos por saudar alguns escritores que se destacaram no panorama nacional e internacional, esta semana: Valter Hugo Mãe e Chico Buarque voltam a ser nomeados para o Prémio Oceanos, antigo Prémio Portugal Telecom, que ambos já venceram em edições anteriores; Jennifer Clement, escritora mexicano-americana, é a primeira mulher a ser eleita presidente da PEN International; Fernando del Paso vence o Prémio Miguel de Cervantes, galardão mais importante pata a literatura em espanhol; e Vanessa Martins vence o Prémio Branquinho da Fonseca, iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian para incentivar jovens autores a escrever para o público infantojuvenil.

A Amazon continua a criar inimizades e, desta vez, forma-se uma aliança de livrarias contra a empresa, o Clube do Livro Anti-Amazon. Passando para notícias verdadeiramente insólitas, este ano, pela primeira vez na história, o Oxford Dictionary elege a palavra do ano, que, na verdade, não é uma palavra. É, no entanto, combustível suficiente para acender o debate sobre a linguagem, a utilidade das palavras e o que elas nos oferecem de insubstituível por outro meio de comunicação, ou mesmo por imagens e códigos pictóricos cada vez mais convencionalizados na esfera mediática.


No Extratexto, leia o que Tim Parks, do New York Review of Books, pensa sobre o gosto literário; veja uma curta de animação com a voz de Kurt Vonnegut, numa emissão radiofónica dos anos 1970, a falar sobre o poder da escrita e o processo de criar histórias; e fique a par da discussão acerca dos audiolivros: serão bons para a literatura ou estarão a prejudicá-la?

O tema do dossiê de novembro é a banda desenhada e os romances gráficos. Hoje, partilhamos uma entrevista à grande referência da banda desenhada de super-heróis, o criador da Marvel, Stan Lee. Recordamos Murphy Anderson, um importante cartunista da DC Comics falecido no mês passado, e apresentamos as propostas da Vertigo, chancela para um público mais maduro da DC Comics, para voltar a ter a presença no mercado da banda desenhada que já teve em tempos.

Esta semana trazemos-lhe o policial As Dez Figuras Negras, de Agatha Christie (Edições Asa). É considerado um dos seus melhores livros, ou assim o descreveu a própria autora numa carta ao seu editor, em 1972, das poucas narrativas da Rainha do Crime que prescinde de uma personagem-detetive que vai solucionando o caso. Pelo contrário, Agatha Christie conta-nos a história de dez personagens, desconhecidas umas das outras, que se cruzam numa mansão isolada numa ilha, a convite de um misterioso homem do qual apenas conhecem o nome, e são acusadas de esconder, cada uma delas, um terrível segredo. Depois de uma delas ser assassinada, as sobreviventes terão de descobrir quem está por detrás deste plano à medida que se apercebem da probabilidade de o assassino estar entre eles.

O Curso de Revisão - Nível Intermédio da Booktailors tem início no dia 30 de novembro. As inscrições ainda estão abertas, saiba mais informações aqui.

Não se esqueça, envie-nos as suas sugestões, críticas ou elogios...

... e boas leituras.
x Os Livros Não Têm Idade - encontros sobre livro infantil, este fim de semana, em Lisboa
x Valter Hugo Mãe e Chico Buarque finalistas do Prémio Oceano
x Jennifer Clement é a primeira presidente feminina do PEN International
x Escritor mexicano Fernando del Paso vence Prémio Miguel de Cervantes 2015
x Primeiras edições de clássicos do século XX duplicam o seu valor nos últimos dez anos
x Conto e poema inédito de Charlotte Brontë descoberto em livro pertencente a sua mãe
x Programa para levar poesia às prisões termina por falta de apoios
x Afinal, terá sido Anne Frank coautora do seu diário?
x Quatro livrarias independentes juntam-se para formar o Clube do Livro Anti-Amazon
x Prémio Branquinho da Fonseca vai para obra da literatura infantil de Vanessa Martins
x A palavra do ano do Oxford Dictionary é... um emoji
x Umberto Eco: «A literatura a sério é sobre falhados.»
x Estarão os audiolivros a ajudar ou a prejudicar a literatura?
x Histórias da origem de 21 editoras independentes
x «Como podes gostar desse livro?» O gosto literário por Tim Parks, do New York Review of Books
x Kurt Vonnegut e o que é preciso para ser um escritor (curta de animação)
A 2.ª edição do Diáspora tem início esta sexta-feira, dia 20 de novembro. Clique na imagem para ter acesso à programação e às atualizações do Festival Literário de Belmonte.
x Incrível, fantástico e inacreditável: entrevista a Stan Lee
x Murphy Anderson (1926-2015): o cartunista da Era Prateada
x As 12 novas séries que marcam o regresso da Vertigo
REVISÃO DE TEXTO – NÍVEL INTERMÉDIO,
por Nuno Quintas.
30 de novembro e 2, 9, 10, 14 e 16 de dezembro de 2015. 
Saiba mais aqui.
Email
Facebook
Website