Copy
Newsletter Blogtailors 23 março 2016
View this email in your browser
Caro leitor,

Castelo Branco abre novamente as portas para receber o Fronteira, o festival literário que, este ano, vai explorar as fronteiras entre a prosa e a poesia. Um dos convidados homenageados será Manuel Alegre, que, nesta semana, se soube que será galardoado com um importante prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Segunda-feira,dia 21, celebrou-se o Dia Mundial da Poesia. No Extratexto, descubra porque pensa Nicolau Santos que nunca houve tanta necessidade de poesia como hoje e o que esperam alguns poetas portugueses de quem os lê.

O dossiê de março é dedicado à poesia. Esta semana, homenageamos um dos mais importantes poetas contemporâneos, no primeiro aniversário da sua morte: Herberto Helder morreu a 23 de março de 2015, deixando uma obra sem igual escrita em mais de meio século.

Recomendamos-lhe
Eu Confesso (Tinta-da-China) de Jaume Cabré.
Na Barcelona franquista, o pequeno Adrià cresce num amplo e sombrio apartamento; o pai está determinado a transformá-lo num humanista poliglota, a mãe, num violinista virtuoso. Brilhante, solitário e tímido, o rapaz procura satisfazer as ambições desmesuradas que depositam nele, até ao dia em que a morte violenta e misteriosa do pai o leva a questionar a origem da fortuna familiar. Meio século depois, Adrià recorda a sua vida, indissociável do turbulento percurso de um violino excepcional. Da Inquisição ao nazismo, de Barcelona ao Vaticano, vai-se desvelando a cruel história europeia: uma cadeia de acontecimentos iniciada na Idade Média, com repercussões trágicas até à atualidade. Considerado uma obra-prima pela crítica espanhola e francesa, foi já galardoado com vários prémios.

Desejamos-lhe uma boa semana e...

... boas leituras!
x Quarta edição do Fronteira, festival literário de Castelo Branco, arranca no dia 7 de abril
x Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores entregue a Manuel Alegre
x Prémio Literário Fundação Inês de Castro para Armando Silva Carvalho
x Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís deixa de impor limite de idade aos autores candidatos
x Finlândia no topo da tabela dos países mais letrados
x Alliance ALF: agentes literários franceses formam aliança profissional
x Descoberto manuscrito de H. P. Lovecraft escrito em 1926
x Festival Literário de Macau: a literatura serve para impedir o esquecimento
x O Aeroporto de Heathrow terá poesia para entreter os viajantes na Páscoa
x Anita Brookner, escritora britânica, morre aos 87 anos
x Como publicar um livro que encaixa em mais de uma categoria
x As sete camadas da identidade na literatura
x Sociedade Portuguesa de Autores: «Nunca precisámos tanto de poesia»
x O que esperam os poetas dos leitores?
x O romance irlandês que, por ser tão bom, ninguém queria traduzir
Sexta-feira, dia 1 de abril, Maria João Costa estará à conversa com o músico David Fonseca e com o autor estreante João Valente, em mais uma edição do Ensaio Geral na Ferin. A não perder, pelas 18.45 na Livraria Ferin, em Lisboa. A entrada é livre.
x 57 anos de poesia | Retrospetiva da obra herbertiana
x «Os poetas arrogam-se o direito de começar o mundo» | Recordar o poeta
x Meu Deus Faz com Que Eu Seja sempre Um Poeta Obscuro | Documentário RTP
A quarta edição do Fronteira, o festival literário de Castelo Branco, tem início no dia 7 de abril e decorre até dia 9. Clique na imagem para aceder à página do festival e saber mais informações.
A segunda edição do Fórum BibliotecActiva realiza-se nos dias 6 e 7 de abril, na Torre do Tombo, em Lisboa. O tema desta edição será «Transformar as bibliotecas públicas portuguesas». Clique na imagem para saber mais informações e como inscrever-se.
Email
Website
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram