Copy

Newsletter #29/2016, setembro

Uma edição da Direção-Geral do Território no âmbito da Estratégia Cidades Sustentáveis 2020

Like Fórum das Cidades | Newsletter | Novidades Open Days on Facebook share on Twitter Google Plus One Button

 NOVIDADES OPEN DAYS 2016 BRUXELAS  

Nesta 14.ª edição da Semana Europeia das Regiões e Cidades, que decorreu entre os dias 10 e 13 de outubro de 2016, em Bruxelas, mais de 5000 participantes e 800 oradores de toda a Europa reuniram-se com um programa composto por cerca de 130 seminários, debates, exposições e eventos de criação de redes sobre o desenvolvimento local e regional, disseminados por 30 locais.

Responsáveis públicos, especialistas, académicos e demais agentes urbanos e partes interessadas puderam trocar, durante quatro dias intensos, boas práticas e conhecimentos no fórum de discussão mais incontornável ao nível da UE no que respeita a partilha e reflexão crítica em torno das políticas urbanas de alcance comunitário. Os OPEN DAYS foram também  uma plataforma privilegiada para a comunicação política sobre o desenvolvimento da Política de Coesão da UE, destacando-se muitas novidades:

Anúncio dos finalistas nas cinco categorias dos Prémios RegioStars 2016, destacando-se a distinção do projeto ‘Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos’, da BLC3 - Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, na Região Centro, o grande vencedor na Categoria 2 – ‘Desenvolvimento Sustentável ’.
 


Apresentação do relatório The State of European Cities 2016, documento elaborado pela Comissão Europeia e pela UN-Habitat, o programa específico para habitação e desenvolvimento urbano sustentável da Organização das Nações Unidas. Este relatório visa desencadear o debate sobre a Agenda Urbana, contendo informação actualizada, nomeadamente, sobre urbanização, mobilidade urbana, gestão urbana e tendências demográficas.
 
O programa Interreg Europe disponibilizou o Policy Learning Platform, novo portal de escala europeia de aprendizagem sobre políticas de desenvolvimento regional e relacionadas com os fundos estruturais, dirigido a todos os decisores políticos, profissionais e especialistas interessados.
Avanços no âmbito da Nova Agenda Urbana para a União Europeia
A Comissão Europeia acaba de lançar o one-stop-shop for urban affairs, portal que centraliza on-line informações detalhadas e fiáveis ​​sobre todas as iniciativas urbanas da UE, mais um passo para a Agenda Urbana para a União Europeia, na sequência da assinatura do Pacto de Amesterdão.
 
Agora que a Semana Europeia acabou... É tempo para a inscrição no MOOC!
 
Aprender sobre assuntos europeus continua, com o curso on-line sobre o financiamento da UE! O Comité das Regiões lança agora o seu segundo MOOC, EU Budget and Funding for Regions and Cities, dirigido a todos os interessados. O tema deste ano é o orçamento da UE: Como funciona? Como se processa o acesso a financiamento? Qual a diferença entre os fundos EFSI e ESI, o que são o MFF e o H2020? Se estiver interessado em obter financiamento e no próximo orçamento europeu pós-2020, participe neste curso gratuito.

Em conjunto com o Banco Europeu de Investimento e a Comissão Europeia, este curso começa já no dia 31 de outubro, com um programa multimédia de seis semanas, com vídeos, fichas, transmissões ao vivo e debates. Terá acesso a conhecimentos e informação de peritos da UE, académicos, profissionais e autoridades regionais e locais. A conclusão de 80% do curso dará direito a um certificado.
Site EWRC
E-mail EWRC
Facebook Fórum das Cidades
Twitter Fórum das Cidades
Email






This email was sent to <<Endereço eletrónico>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Direção-Geral do Território · Rua Artilharia Um, 107 · Lisboa 1099-052 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp