Copy


 


NEWSLETTER N°20
15/03/2018

O PARQUE

 

Conheça mais detalhes do projeto de estruturas do mais novo mega-empreendimento em desenvolvimento em São Paulo

Na edição de março de nossa newsletter, apresentamos a segunda parte da série de newsletters sobre o complexo O Parque, mega-empreendimento da Incorporadora Gamaro, em desenvolvimento em São Paulo, cujo projeto estrutural a França e Associados Projetos Estruturais tem a grande oportunidade de conceber.
Em um terreno de mais de 38.000 m², a incorporadora Gamaro propõe à cidade de São Paulo um novo mega-empreendimento com vários conceitos inovadores. Além de 3 torres residenciais, 1 torre comercial e outros 3 setores com edifícios educacionais e de lazer, o projeto assinado pela Triptyque Architecture e pela Contier Arquitetura conta com um grande parque, totalmente aberto ao bairro, com mais de 25.000 m² totais.

O projeto de estruturas da França e Associados Projetos Estruturais para este empreendimento abrange, não apenas as 4 torres principais, mas também todo o embasamento que comporta o parque e os pavimentos nos subsolos. Utilizando a tecnologia e metodologia de projeto BIM (Building Information Modeling), a França e Associados vem utilizando modelos integrados entre as diversas disciplinas envolvidas no projeto, deste o início da concepção estrutural.
 
Em nossa última newsletter sobre O Parque, você teve a oportunidade de percorrer os pavimentos da Torre Pétala, uma das torres residenciais deste empreendimento, a partir do modelo 3D em nosso site. Agora você já pode acessar o modelo 3D do empreendimento completo. Basta acessar este link ou clicar na imagem abaixo.
Embasamento
Uma estrutura reticulada com diversos trechos de lajes inclinadas compõe os pavimentos do embasamento deste mega-empreendimento, onde uma grande quantidade de jardins sobre lajes está prevista. Outras áreas de lazer, como academias e restaurantes, também resultaram em detalhes estruturais especiais no embasamento, como vigas com mísulas em balanços.

Torre Orvalho
A torre comercial e corporativa do empreendimento teve sua estrutura concebida com lajes planas em concreto armado moldado in-loco. Com grandes vão livres entre pilares, esta estrutura permite o menor número de obstáculos estruturais e, assim, a total liberdade de layout e de instalações para seus futuros usuários.

Torre Cipó
Cipó, uma das 3 torres residenciais do empreendimento, foi concebida com uma estrutura reticulada de laje, viga e pilar em concreto armado moldado in-loco.
Torres Pétala e Folhagem
As duas mais altas torres do conjunto, ambas também para uso residencial, apresentam uma estrutura reticulada em concreto armado moldado in-loco, com vigas e lajes protendidas. Na impactante torre Pétala, pilares inclinados e vigas protendidas viabilizaram a complexa transição de formas e layouts que acontece nos pavimentos superiores. A torre Folhagem, embora com uma alteração dos pisos superiores mais sútil, possui pavimentos duplex superiores com projeção maior que os pavimentos-tipo inferiores, o que também resultou no uso de vigas e lajes protendidas em diferentes trechos desta transição.

Túnel de Vento
Para todas as torres projetadas neste empreendimento pela França e Associados, estão em desenvolvimento estudos com túnel de vento. Desse modo, será possível determinar, não apenas os esforços na estrutura, mas também os níveis de conforto dos pedestres que percorrerão as áreas térreas do complexo.
Para mais informações sobre outros projetos estruturais desenvolvidos pela França e Associados Projetos Estruturais, confira nosso site.
Para ficar por dentro de todas as nossas atualizações, siga também a nossa página no LinkedIn clicando aqui.
Direitos Reservados © 2019 França e Associados Projetos Estruturais.

Dúvidas e sugestões:
newsletter@francaeassociados.com.br

Você pode atualizar suas preferências ou cancelar sua inscrição nesta newsletter aqui.