Copy
Logo Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central 2021
NEWS
.2
[ VER NO BROWSER ]
 

Comunicado de Imprensa - Transição Climática Justa

O MONTE junta-se a uma aliança informal de ONGD e ONGA para recomendar à Presidência Portuguesa do Conselho Europeu uma transição climática justa e inclusiva
 
Mais de 30 organizações da sociedade civil pedem uma transição climática justa e inclusiva para todas as pessoas, em carta aberta à Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, num semestre decisivo para responder aos desafios do clima e da COVID-19. Numa série de recomendações, apelam para uma maior coerência das políticas da UE face aos compromissos com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, uma Lei do Clima compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5ºC, e uma Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas da UE que previna crises futuras.

Veja o Comunicado de Imprensa AQUI
Leia a CARTA ABERTA AQUI

Destaque LEADER entrevista a presidente da Federação Minha Terra

No último programa Destaque Leader no Alentejo Central, que esteve no ar durante o mês de Fevereiro, entrevistámos a Ana Paula Xavier, presidente da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local. A Minha Terra congrega um grupo alargado de Associações de Desenvolvimento Local que cobrem a totalidade do território nacional e se articulam na concepção e implementação de soluções e intervenções em prol do desenvolvimento dos espaços rurais nacionais.
A reflexão crítica sobre o trabalho feito, as dificuldades intrínsecas, os desafios dos territórios de baixa densidade e as diretrizes de futuro são abordadas nesta conversa, perspetivando o futuro no curto e médio prazo e a forma como a pandemia também interfere com opções de gestão e alerta para a definição de prioridades que têm um impacto que ultrapassa a acção local.

O programa esteve no ar na Rádio Telefonia do Alentejo todos os sábados de Fevereiro  e pode ser ouvido AQUI

O programa DESTAQUE_LEADER no Alentejo Central, integrado no projeto LEADER – Empreendedorismo e Inovação em Contexto Local, é co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Acções de Formação online para Empresários

O MONTE em parceria com a ANIMAR, continua a promover um conjunto alargado de acções de formação online e gratuitas destinadas a apoiar os empresários em áreas identificadas como de interesse para o reforço de conhecimentos e competências necessárias nas diferentes áreas de negócio em que actuam.
O conjunto de acções que se encontra em desenvolvimento é constituído por cinco áreas específicas que já estão calendarizadas.
Veja AQUI toda a INFORMAÇÃO 
Inscrições AQUI 
 
As acções de formação em competências de comunicação nas redes sociais sobre marketing no Instagram e Facebook já encerradas, premitiram a 33 empresários reforçar as suas competências nesta área.

Encerramento de Candidaturas - 6.3 Património Natural e Cultural  

No âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local - DLBC Rural encontram-se agora encerradas as candidaturas da medida 6.3.(2ª fase) - Património Natural e Cultural.
Estas candidaturas deverão promover a conservação e valorização dos ativos naturais e histórico-culturais para consolidar a Região como destino turístico associado a uma oferta qualificada e ajustada às características ambientais, naturais e patrimoniais, reforçando a sua identidade de território de qualidade.

No âmbito do presente aviso foram recebidas 4 candidaturas cujo investimento elegível ascende a 293.026,89€.

GERAR IDENTIDADES
 CLDS 4G - Arraiolos

O Monte está a coordenar a implementação do projeto CLDS 4G – Gerar Identidades, que assenta na parceria já criada pela Câmara Municipal de Arraiolos, o Concelho Local de Ação Social (CLAS), envolvendo outras entidades do concelho, com vista à implementação de medidas para um envelhecimento ativo, promoção da autonomia, combate à solidão e ao isolamento da população idosa. Propõe dinamizar um conjunto de atividades de Animação Sociocultural, Partilha de Vivências, Afetos e Promoção da Saúde e Bem Estar, numa perspetiva de promoção da autoestima, participação ativa e partilha intergeracional e de valorização do papel do idoso na comunidade. O público alvo do projeto é a população com mais de 65 anos, residente no concelho de Arraiolos, e que não esteja institucionalizada, sendo que o projeto irá decorrer até 2023, com o objetivo de que os seus resultados se prolonguem no tempo e sejam propulsores de novas formas de envelhecimento no território. 

Projeto financiado pelo Instituto da Segurança Social, I.P., e o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego do Portugal 2020.

www.monte-ace.pt
CONHEÇA COM MAIS DETALHE ESTAS E OUTRAS NOTÍCIAS E INFORMAÇÃO DO MONTE, ACE
Like News 02 / 2021 . MONTE, ACE on Facebook
Facebook | Enviar a alguém
© 2021 Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central

Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central
Rua Joaquim Basílio Lopes, 1
Arraiolos 7040-066
Portugal

Add us to your address book




  ACTUALIZAR DADOS | ARQUIVO | DEIXAR DE RECEBER :(

Sugo Design

Email Marketing Powered by Mailchimp