Copy
 
Logo Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central 2020
7 ABR
  [ VER NO BROWSER ]
 

Do Campo para a Mesa-plataforma para registo de agricultores e produtores

No contexto de pandemia que estamos a viver e que nos tem obrigado a reformular a forma como vivemos, a questão da segurança alimentar tem sido uma das mais prementes e faz-nos repensar na forma como consumimos, como compramos os nossos alimentos e como são produzidos. Uma das realidades com que nos confrontámos foi a da dependência alimentar de terceiros, numa escala micro e macro e a necessidade de assegurarmos o acesso a produtos agrícolas numa relação de proximidade e confiança que muitas vezes não existia anteriormente e não equacionávamos.
A procura por produtos locais e regionais, em particular hortícolas tem assistido a um aumento um pouco por todo o país. No Alentejo Central existem algumas respostas que se encontram no limite, mas também agricultores e produtores de pequena escala que se viram confrontados com o fecho dos mercados e não têm como escoar a sua produção ou produtos transformados primários.
O Monte ACE quer ajudar os produtores e consumidores do Alentejo Central a encontrarem-se e agilizar esta relação de proximidade que responde às necessidades de ambos.
O Monte ACE criou então um formulário onde os agricultores e produtores se podem registar e que será amplamente divulgado visando chegar ao máximo de subscritores possível. A tabela que daqui resultará será depois também divulgada junto de diversas entidades e por diversos meios por forma a que os consumidores possam então contactar os produtores para formalizar as suas encomendas.
Considerando a quarentena alargada com confinamento ao domicílio, em que se encontra grande parte da população e as indicações da DGS de redução dos contactos sociais, o abastecimento em bens alimentares pode constituir um desafio. As entregas de produtos locais, frescos e de grande qualidade, ao domicílio, contribuem para a resolução deste problema e têm sido objecto de medidas específicas.
Nesse sentido foram publicadas a 2 de Abril como orientação para os produtores que actuam em circuitos curtos as Regras de Higiene - Cabazes da horta para entrega ao domicílio.

Portaria 86/2020_Canais de comercialização de produtos agroalimentares locais

Foi publicada a 4 de Abril a Portaria n.º 86/2020 que dá relevância à promoção e agilização dos canais de comercialização de produtos agroalimentares locais, alargando as possibilidades de escoamento da produção previstas na operação 10.2.1.4, «Cadeias curtas e mercados locais», da ação n.º 10.2, «Implementação das estratégias», integrada na medida n.º 10, «LEADER», da área n.º 4, «Desenvolvimento local», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PDR 2020.
www.monte-ace.pt
CONHEÇA COM MAIS DETALHE ESTAS E OUTRAS NOTÍCIAS E INFORMAÇÃO DO MONTE, ACE
Like Destaque / 04 / 2020 . Do Campo para Mesa/Medidas Covid 19 Cabazes e Circuitos Curtos on Facebook
Facebook | Partilhar
© 2020 Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central

Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central
Rua Joaquim Basílio Lopes, 1
Arraiolos 7040-066
Portugal

Add us to your address book




  ACTUALIZAR DADOS | ARQUIVO | DEIXAR DE RECEBER :(

Sugo Design

Email Marketing Powered by Mailchimp