Copy
Logo Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central 2020
NEWS
.4
[ VER NO BROWSER ]
 

Candidaturas DLBC_GAL Alentejo Central

No âmbito da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local - DLBC Rural encontra-se aberto entre 4 de Maio e as 17h00 de 30 de Junho de 2020, o período para a apresentação das candidaturas divulgadas, às seguintes Operações do PDR2020:

10.2.1.4 Cadeias Curtas e Mercados Locais

Componente CADEIAS CURTAS

O presente Aviso enquadra-se num regime de medidas excecionais e temporárias, criado para minimizar os efeitos da epidemia COVID 19 (Portaria n. 86/2020 de 4 de Abril), que visa agilizar os canais de comercialização de produtos alimentares locais, alargando as possibilidades de escoamento da produção. São assim elegíveis deslocações dos produtores aos mercados locais, entregas em pontos específicos e aquisição de serviços associados, entre outras tipologias de ações, como sejam as que promovam o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação de produtos locais e diversificação da dieta alimentar bem como, para o incentivo de práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis.
Consulte aqui o anúncio de abertura

Toda a informação está disponível em www.pdr-2020.pt e www.monte-ace.pt, podendo ainda ser obtidos esclarecimentos através do endereço dlbcrural@monte-ace.pt

Destaque Leader com a Cooperativa Minga

Este mês e Maio convidámos para o Destaque Leader no Alentejo Central o Jorge Gonçalves da Cooperativa Minga, sedeada em Montemor-o-Novo.
A Cooperativa Minga é uma cooperativa integral em que todos os cooperantes são prosumidores, podendo assumir-se simultaneamente como consumidores e como produtores, o que lhes permite construir uma lógica de ação mais flexível e que responda às diferentes dimensões do ser humano e da vida em comunidade.
A cooperativa tem uma loja aberta ao público onde é possível encontrar produtos diversos maioritariamente produzidos localmente, bem como presta serviços em várias áreas.
Qualquer pessoa, pertencendo ou não à cooperativa, é convidado a participar na reflexão que promove em torno de temas tão vastos como o direito universal à habitação ou a vida em sistemas de sociocracia. Todas as visões são aceites neste debate que se quer construtivo e ativo.
A partir de dia 2 de Maio e restantes sábados do mês, após as 16h00, e dia 4 de Maio após as 15h00 pode ouvir esta entrevista na Rádio Telefonia do Alentejo.
O programa DESTAQUE_LEADER no Alentejo Central, integrado no projeto LEADER – Empreendedorismo e Inovação em Contexto Local, é co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Medidas de Apoio_
Covid 19

Durante o mês de Abril foram promovidas e divulgadas juntos dos empresários e diversas entidades parceiras as medidas de apoio transversais à economia e famílias, que foram sendo produzidas pelo Governo ao longo da evolução da pandemia, sendo de destacar o programa gravado com o NERE. Entretanto a actualização do site do Monte passou a integrar, neste âmbito, com uma secção que permite aceder à síntese de medidas para as Empresas, trabalhadores, famílias e Agricultura.

Pode consultá-las em Medidas de Apoio Covid-19 

Do Campo para a Mesa, do produtor para o consumidor

Durantre o mês de Abril o Monte criou e lançou a campanha "Do Campo para a Mesa" com o objetivo de aproximar os consumidores, em isolamento domiciliário, dos agricultores e produtores locais cujas produções ficaram também em quarentena com o fecho de mercados e canal HORECA. 
Nesse sentido, a campanha foi amplamente divulgada pelas listas de contactos do Monte,  junto dos diferentes municípios do Alentejo Central da DGAV, da imprensa regional e do público em geral, visando chegar ao maior número de produtores possível e congregar numa mesma tabela toda a informação, sobre produtos e locais de venda.
Esta tabela encontra-se já em divulgação junto dos consumidores do Alentejo Central e conta,à data, com 47 inscritos.

Pode encontrar toda a informação para produtores e consumidores aqui!

Monte participa no Animar às Sextas

Dia 24 de Abril o Monte participou na iniciativa "Animar às Sextas", promovida pela rede ANIMAR tendo apresentado as condições de acesso às candidaturas ao aviso das cadeias curtas e mercados locais, de acordo com a legislação publicada na Portaria 86/2020 de 4 de Abril no passado dia 4 de Abril, visando a agilização do funcionamento das cadeias curtas no quadro da crise pandémica.
www.monte-ace.pt
CONHEÇA COM MAIS DETALHE ESTAS E OUTRAS NOTÍCIAS E INFORMAÇÃO DO MONTE, ACE
Like News 4 / 2020 . MONTE, ACE on Facebook
Facebook | Enviar a alguém
© 2020 Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central

Monte, ACE - Desenvolvimento Alentejo Central
Rua Joaquim Basílio Lopes, 1
Arraiolos 7040-066
Portugal

Add us to your address book




  ACTUALIZAR DADOS | ARQUIVO | DEIXAR DE RECEBER :(

Sugo Design

Email Marketing Powered by Mailchimp