Copy
PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ
NOTÍCIAS DO PARQUE
A newsletter do Parque Tecnológico é uma publicação mensal que traz informações sobre as principais atividades desenvolvidas na instituição e eventos de interesse.
INTERAÇÃO
PARQUE TECNOLÓGICO DA UFRJ ABRE ESPAÇO PARA COWORKING
Até o final do primeiro trimestre deste ano, o Parque Tecnológico da UFRJ lançará edital para empresas, empreendedores e demais interessados em compartilhar o espaço de trabalho e, principalmente, fazerem parte de um ambiente de inovação e empreendedorismo. Serão cerca de 200m² de área de trabalho, divididos em 42 postos, além de sala para reunião e espaços de convivência. O objetivo do novo programa é aumentar a interação entre empresas, empreendedores, universidade e entidades voltadas ao empreendedorismo e inovação. Acompanhe o lançamento do edital no site www.parque.ufrj.br.
DEBATES
PARQUE PROMOVE DIVERSAS ATIVIDADES PARA O ESTÍMULO À COMPETITIVIDADE NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO PAÍS
Uma série de atividades vêm sendo desenvolvidas pelo Parque Tecnológico da UFRJ em conjunto com empresas, laboratório e academia para a promoção de iniciativas que visam alavancar a competitividade na indústria de exploração. Entre elas, está a criação de um grupo de trabalho que está gerando um documento a ser apresentado a agentes de fomento e de regulação para definição de estratégias. No dia 27 de janeiro foi realizado encontro sobre cenários e oportunidades na indústria de Petróleo e Gás. No evento, o professor da Fundação Getúlio Vargas Elmar Mourão traçou um histórico sobre a geopolítica do petróleo. O encontro também contou com uma palestra de Carlos Camerini e Jorge Bruno, especialistas em petróleo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), que abordaram as oportunidades para pequenas, médias e grandes empresas do setor nos próximos anos.  No mesmo dia, aconteceu o Workshop Tecnológico Platec (Programa Plataformas Tecnológicas para a Indústria de Petróleo e Gás), relacionado ao edital FINEP-Research Council of Norway (RCN), que visa fomentar e apoiar projetos elaborados em cooperação entre empresas brasileiras e norueguesas. Além destas atividades, o assunto também está sendo estimulado junto a formadores de opinião. Confira aqui artigo de José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, publicado em O Globo em 28 de dezembro.
VISITANTES
Fluid images
INCUBADORA DE EMPRESAS DA COPPE UFRJ E PARQUE RECEBEM VISITA DE ALUNOS DO GLOBAL PARTNERS MBA
Alunos de MBA de várias partes do mundo, participantes do programa Global Partners, conheceram no dia 21 de janeiro a história e o funcionamento do ambiente de inovação e empreendedorismo formado por Parque, Incubadora e UFRJ. Os alunos assistiram a apresentações de três empresas residentes da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ: OilFinder, Twist e EasySubsea. O programa Global Partners é fruto de uma parceria entre o Instituto Coppead, da UFRJ, a Robinson College of Business, da Georgia State University, e o Institut d’Administration des Entreprises de Paris, da Sorbonne, que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer na prática o cenário de negócios internacional e desenvolver as habilidades de liderança necessárias para construir carreiras nesse mercado.
SAÚDE
Fluid images
PARQUE SEDIA WORKSHOP PARA COMBATE E SOLUÇÕES PARA CONTENÇÃO DE EPIDEMIA DO ZIKA VÍRUS
No dia 18 de janeiro, o Parque Tecnológico sediou, em parceria com a Rio Negócios, o Workshop Núcleo Zika Vírus. A reunião, que contou com a participação de virologistas, epidemiologistas, engenheiros de bioprocessos, médicos e bioquímicos, teve o objetivo de estabelecer parcerias com entes públicos e privados para transformar descobertas acadêmicas em produtos para a saúde da sociedade. Resultado disso foi a parceria firmada entre a UFRJ e o Instituto Vital Brazil para a produção de soro contra o vírus Zika. O objetivo é tratar indivíduos que já estão contaminados pelo vírus. A expectativa é que o soro inative o vírus imediatamente após a aplicação, o que reduziria os casos de microcefalia causados pelo Zika. Leia mais
PÍLULAS
■ SEDEIS - O Parque Tecnológico da UFRJ e a Incubadora de Empresas da Coppe receberam no dia 27 de janeiro a visita de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro (SEDEIS). O diretor do Parque, José Carlos Pinto, apresentou algumas das tecnologias desenvolvidas em startups da Incubadora e a inovação gerada pelas empresas de grande, médio e pequeno porte da instituição. Na comitiva, estavam presentes o subsecretário Demosthenes Salomão Sobrinho e os superintendentes Roberto Cardoso, Sergio Guaranys e Sergio Teixeira.
■ SUCESSO - O Fundo Verde, laboratório situado no Parque Tecnológico da UFRJ, foi destaque em matéria exibida no programa “Como Será?” da TV Globo, no último dia 16 de janeiro. O laboratório é uma iniciativa que recebe recursos oriundos da isenção do imposto ICMS, cobrado pelo governo, sobre a conta de energia elétrica do campus da Cidade Universitária – UFRJ. Esta receita é revertida para projetos de melhoria da mobilidade, uso da energia – eficientização e produção a partir de fontes alternativas -, redução do consumo de água, resíduos e monitoramento de indicadores no campus.