O Parque Tecnológico da UFRJ, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e o Porto Digital, de Recife, assinaram um acordo para a criação de um programa de Softlanding. A parceria, inédita no Brasil, visa proporcionar intercâmbio entre empresas instaladas nos ambientes de inovação dos Parques de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife.
Cada parque irá reservar cinco vagas nos respectivos espaços de coworking para receber as empresas. No total, 15 companhias poderão experimentar os ambientes de inovação de cada Parque e interagir com o ecossistema e parceiros. A expectativa é que as primeiras empresas já estejam instaladas entre março e maio de 2017.
Para José Carlos Pinto, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, a criação do Softlanding fortalecerá a interação entre as empresas e demais ambientes de inovação, tecnologia e pesquisa no Brasil e em outros países.
“O projeto é muito importante para incentivar a troca de experiências entre os Parques e permitir que as empresas residentes ganhem maturidade e tenham a oportunidade de interagir com outros ambientes de inovação. É um primeiro passo para a mobilidade das empresas que têm interesse em expandir o território. Trata-se da primeira vez que os grandes parques brasileiros se organizam para fomentar essas ações em conjunto. O objetivo é expandir a ação para um maior número de ambientes de inovação”, afirma José Carlos Pinto. |