Copy
edição #31
setembro 2021

NOTÍCIAS

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado acaba de criar o programa Hepatologia em Rede, destinado à comunidade médica, cujo objetivo é potenciar e facilitar a investigação em Hepatologia.

Para participar neste programa é preciso submeter uma ideia para um projeto de investigação. Ao longo do seu percurso de investigação, o investigador terá um mentor que o acompanhará em todas as fases do projeto.

Brevemente serão disponibilizadas mais informações no website da APEF. 

CAMPANHAS

No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Hepatites, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado alertou para a diminuição de 62,5 por cento no número de tratamentos realizados para a hepatite C, no ano de 2020, em Portugal. Para José Presa, presidente da APEF, “a pandemia COVID-19 teve um impacto significativo ao nível do diagnóstico atempado da hepatite C, mas também do seu tratamento, registando-se uma quebra de 4488 tratamentos pedidos em 2019 para 1682 tratamentos no ano de 2020.”

A campanha marcou presença em órgãos de comunicação social tais como A Bola, Record, Jogo, entre outros.
Saiba mais sobre esta campanha
Veja aqui a presença da APEF na RTP
Nos meses de verão, a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado dinamizou uma campanha de consciencialização para a prevenção da doença hepática, com o mote “O seu fígado não está de férias”. O objetivo foi alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável no verão, para prevenir as doenças do fígado.
Saiba mais sobre esta campanha
Veja aqui a presença da APEF no Porto Canal
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado promoveu uma ação nacional de consciencialização para o diagnóstico e tratamento precoces da colangite biliar primária. A iniciativa foi lançada no âmbito do Dia Internacional da Colangite Biliar Primária, que se assinalou a 12 de setembro.
Saiba mais sobre esta campanha
Leia a notícia do Correio da Manhã

BOLSAS

A Bolsa de apoio a projetos de eliminação da hepatite C ‘Juntos pela Eliminação da hepatite C APEF/AbbVie destina-se a apoiar intervenções no âmbito do tratamento e eliminação de hepatite C, bem como a geração e apresentação de dados epidemiológicos ou clínicos, por parte dos profissionais de saúde e investigadores nacionais.
Saiba mais sobre esta Bolsa

EVENTOS

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado associa-se ao Máster en Hepatologia da Universidad Autónoma de Madrid e da Universidad de Alcalá, em parceria com a Associação Espanhola para o Estudo do Fígado.

O curso tem um custo de 3.600€ e decorre de outubro 2021 a junho de 2022, em formato presencial e online. 

Saiba mais sobre este curso
A edição 2022 do Curso de Formação em Hepatologia será dedicada às Hepatites Agudas e Insuficiência Hepática e Hipertensão Portal e irá decorrer nos dias 18 e 19 de fevereiro.

As candidaturas ao Curso podem ser efetuadas neste formulário, com a data limite de 31 de dezembro de 2021. As vagas são limitadas e os sócios da APEF têm prioridade.
Formulário de candidatura
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado vai organizar o International Palliative Care Meeting in Liver Diseases, nos próximos dias 3 e 4 de dezembro de 2021. 

SAVE THE DATE

PRÓXIMOS EVENTOS CONSULTE AQUI
Siga-nos no Linkedin
Siga-nos no Youtube
© Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado
Facebook
Website
Email
LinkedIn
YouTube






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APEF · Rua Abranches Ferrão, nº 10 - 14º · Lisboa 1600-001 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp