agroecoculturas.org
a nova plataforma para agentes da transformação agroecológica
No Brasil, os movimentos sociais do campo são os mais expressivos da América Latina, e por que não dizer, do mundo. Formado por movimentos campesinos, ONG e suas redes, associações, assistentes técnicos, pesquisadores, acadêmicos e estudantes, esses movimentos avançaram nos últimos anos na transição agroecológica, tanto que o Brasil conta hoje como primeiro país com uma política nacional de agroecologia.
Também é o país onde a agroecologia avançou mais no desenvolvimento como ciência, com uma produção significativa de pesquisas, tanto como na realização de cursos, disciplinas e mestrados em várias universidades, nas quais existem núcleos de agroecologia e uma comunidade científica crescente, que defende a mudança de paradigma para o desenvolvimento rural.
Existem também milhares de experiências agroecológicas desenvolvidas nas comunidades rurais e em algumas cidades. Nas propriedades, as famílias manejam hortas, quintais e outros espaços com uma grande quantidade de cultivos, produzindo alimentos saudáveis.
Em vários municípios são realizadas feiras para a venda direta dos produtos ecológicos da agricultura familiar, além disso, existem programas de compra governamental para fornecer esses produtos locais para a alimentação escolar. Cada vez mais famílias mudam sua vida para melhor, seguindo os princípios da agroecologia, com novas formas de economia e organização social.
Agroecologia é isso – movimentos, ciência e práticas.
Juntos formam a base teórica e prática para a soberania alimentar das famílias e comunidades, dos territórios, do Brasil e do mundo.
Milhares de pessoas no Brasil e no mundo todo, estão hoje engajadas em processos de transição, sejam esses enfocados na agricultura, na sociedade, na economia, na política ou na cultura. Estamos, sem dúvida, vivendo numa época de grandes transformações e a mudança sistêmica da agricultura é central nesse momento decisivo da história humana.
Diante dos desafios que temos na frente, sentimos falta de um espaço para a comunicação e a interação entre as pessoas envolvidas na luta por mudanças no campo e nas cidades. Precisamos criar espaços nos quais a mudança pode acontecer, com metodologias que incentivam reflexões e abrem novos caminhos que ainda nem conseguimos vislumbrar.
Por isso inauguramos com essa primeira edição das notícias da terra um espaço virtual, colocando-o ao serviço de todas as pessoas, que se sentem chamadas a contribuir para a transformação com o que estiver ao seu alcance e nas suas possibilidades pessoais.
O processo de transição é também interno, trata-se de mudanças profundas nas nossas vidas, e um passo importante, é a reflexão sobre o ato de comer, da alimentação e nutrição, e a necessidade de iniciar a conquista da soberania alimentar com o território primário, que é nosso corpo.
Portanto, não se trata somente de uma plataforma para divulgar eventos, publicar artigos e livros, buscar apoio para projetos, criar fóruns de debates, oferecer cursos e outras atividades mais. Queremos construir relações pessoais entre agentes da transição, assim poderemos nos apoiar e guiar nesse caminho em terrenos desconhecidos.
Queremos abrir um diálogo com você para descobrirmos juntos, como podemos dinamizar a transição agroecológica, que é urgente. Vamos nos concentrar nas soluções, e acreditamos que é possível construir um mundo melhor, mostrando às pessoas como podem produzir de forma sustentável e se alimentar melhor.
Temos muito trabalho pela frente, importante é começar.
|
|
Iniciativas agroecológicas
|
|
|
|
|
Plataforma da FAO inclui a agrofloresta desenvolvida pela Cooperafloresta
A plataforma virtual boas práticas para o desenvolvimento sustentável da FAO tem como objetivo proporcionar a troca de experiências, sobretudo com nações latino-americanas e africanas, a partir do diálogo em prol do Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável é resultado do Acordo assinado entre a FAO, a ITAIPU Binacional e o Governo do Estado do Paraná, com a proposta de disseminar e compartilhar um conjunto de iniciativas replicáveis de boas práticas (programas, projetos, ações individuais) desenvolvidas inicialmente na Região Oeste do Estado do Paraná/Brasil e nos Estados da região Sul do Brasil. A plataforma incluiu o Projeto Agroflorestar coordenado pela Cooperafloresta na área temática “Agricultura”, a descrição detalhada pode ser acessada aqui
|
|
|
|
CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura –
um sistema que une cidadãos e famílias agricultoras
Desde os anos 1970, os CSA – da sigla inglesa Community supported Agriculture – estão se espalhando pelo mundo e chegaram no Brasil.
Nesse sistema os consumidores são ativos coprodutores, que se juntam aos agricultores num coletivo colaborativo. Juntos planejam o que é plantado e o investimento é repartido entre todos os participantes.
Esse sistema garante uma renda fixa e previsível para o produtor e possibilita a volta ou permanência de jovens no campo. Em contrapartida recebem alimentos saudáveis frescos e podem acompanhar a produção no campo, inclusive participando do plantio e da colheita.
Veja aqui a reportagem sobre o CSA na Toca da Coruja, em Sobradinho,Distrito Federal do blog Por que não?
|
|
|
|
|