Copy
Olá, voce está recebendo a primeira edição das Notícias da Terra.
Desejamos uma boa leitura!

 
 
o informativo para agentes da transição agroecológica
da plataforma agroecoculturas.org 

No 1 - 2 de setembro de 2016
O email não se visualiza de forma correta? Veja no seu navegador
Use your own custom HTML

agroecoculturas.org 

a nova plataforma para agentes da transformação agroecológica
 

No Brasil, os movimentos sociais do campo são os mais expressivos da América Latina, e por que não dizer, do mundo. Formado por movimentos campesinos, ONG e suas redes, associações, assistentes técnicos, pesquisadores, acadêmicos e estudantes, esses movimentos avançaram nos últimos anos na transição agroecológica, tanto que o Brasil conta hoje como primeiro país com uma política nacional de agroecologia.

Também é o país onde a agroecologia avançou mais no desenvolvimento como ciência, com uma produção significativa de pesquisas, tanto como na realização de cursos, disciplinas e mestrados em várias universidades, nas quais existem núcleos de agroecologia e uma comunidade científica crescente, que defende a mudança de paradigma para o desenvolvimento rural.

Existem também milhares de experiências agroecológicas desenvolvidas nas comunidades rurais e em algumas cidades. Nas propriedades, as famílias manejam hortas, quintais e outros espaços com uma grande quantidade de cultivos, produzindo alimentos saudáveis.

Em vários municípios são realizadas feiras para a venda direta dos produtos ecológicos da agricultura familiar, além disso, existem programas de compra governamental para fornecer esses produtos locais para a alimentação escolar. Cada vez mais famílias mudam sua vida para melhor, seguindo os princípios da agroecologia, com novas formas de economia e organização social.
Agroecologia é isso – movimentos, ciência e práticas.

Juntos formam a base teórica e prática para a soberania alimentar das famílias e comunidades, dos territórios, do Brasil e do mundo.

Milhares de pessoas no Brasil e no mundo todo, estão hoje engajadas em processos de transição, sejam esses enfocados na agricultura, na sociedade, na economia, na política ou na cultura. Estamos, sem dúvida, vivendo numa época de grandes transformações e a mudança sistêmica da agricultura é central nesse momento decisivo da história humana.

Diante dos desafios que temos na frente, sentimos falta de um espaço para a comunicação e a interação entre as pessoas envolvidas na luta por mudanças no campo e nas cidades. Precisamos criar espaços nos quais a mudança pode acontecer, com metodologias que incentivam reflexões e abrem novos caminhos que ainda nem conseguimos vislumbrar.

Por isso inauguramos com essa primeira edição das notícias da terra um espaço virtual, colocando-o ao serviço de todas as pessoas, que se sentem chamadas a contribuir para a transformação com o que estiver ao seu alcance e nas suas possibilidades pessoais.

O processo de transição é também interno, trata-se de mudanças profundas nas nossas vidas, e um passo importante, é a reflexão sobre o ato de comer, da alimentação e nutrição, e a necessidade de iniciar a conquista da soberania alimentar com o território primário, que é nosso corpo.

Portanto, não se trata somente de uma plataforma para divulgar eventos, publicar artigos e livros, buscar apoio para projetos, criar fóruns de debates, oferecer cursos e outras atividades mais. Queremos construir relações pessoais entre agentes da transição, assim poderemos nos apoiar e guiar nesse caminho em terrenos desconhecidos.

Queremos abrir um diálogo com você para descobrirmos juntos, como podemos dinamizar a transição agroecológica, que é urgente. Vamos nos concentrar nas soluções, e acreditamos que é possível construir um mundo melhor, mostrando às pessoas como podem produzir de forma sustentável e se alimentar melhor.

Temos muito trabalho pela frente, importante é começar.

 

 

Visite a plataforma agroecoculturas!

Iniciativas agroecológicas

Plataforma da FAO inclui a agrofloresta desenvolvida pela Cooperafloresta
A plataforma virtual boas práticas para o desenvolvimento sustentável da FAO tem como objetivo proporcionar a troca de experiências, sobretudo com nações latino-americanas e africanas, a partir do diálogo em prol do Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, a Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável é resultado do Acordo assinado entre a FAO, a ITAIPU Binacional e o Governo do Estado do Paraná, com a proposta de disseminar e compartilhar um conjunto de iniciativas replicáveis de boas práticas (programas, projetos, ações individuais) desenvolvidas inicialmente na Região Oeste do Estado do Paraná/Brasil e nos Estados da região Sul do Brasil. A plataforma incluiu o Projeto Agroflorestar coordenado pela Cooperafloresta na área temática “Agricultura”, a descrição detalhada pode ser acessada aqui
CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura –
um sistema que une cidadãos e famílias 
agricultoras
Desde os anos 1970, os CSA – da sigla inglesa Community supported Agriculture – estão se espalhando pelo mundo e chegaram no Brasil.

Nesse sistema os consumidores são ativos coprodutores, que se juntam aos agricultores num coletivo colaborativo. Juntos planejam o que é plantado e o investimento é repartido entre todos os participantes.

Esse sistema garante uma renda fixa e previsível para o produtor e possibilita a volta ou permanência de jovens no campo. Em contrapartida recebem alimentos saudáveis frescos e podem acompanhar a produção no campo, inclusive participando do plantio e da colheita.

Veja aqui a reportagem sobre o CSA na Toca da Coruja, em Sobradinho,Distrito Federal do blog Por que não?

Eventos

II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA
 
Tema: Educação em Agroecologia: Resistências e lutas por democracia!
 
A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) apresenta a 2ª Convocatória do II Seminário Nacional de Educação em Agroecologia (II SNEA), evento realizado em parceria com diversas organizações do estado do Rio de Janeiro, que será realizado entre os dias 25 a 27 de outubro de 2016.
 
Local: Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ), em Seropédica/RJ.
 
O II SNEA tem o objetivo de “Identificar, sistematizar, refletir e articular experiências de educação em agroecologia e indicar caminhos para seu fortalecimento, divulgação e popularização”.
 
A participação no II SNEA está condicionada a apresentação e seleção de um texto sobre Experiência(s) de Educação em Agroecologia, onde os autores tenham uma inserção direta. O texto será submetido à Comissão Técnico-Científica do evento e deve oferecer uma reflexão sobre as experiências (veja a convocatória).
 
Contato:
mvirginia.aguiar@gmail.com
 
Ma. Virginia de Almeida Aguiar
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Núcleo de Agroecologia e Campesinato
ABA Agroecologia
compartilhar
twittar
Enviar
Eventos internacionais
 
Congresso Mundial da IFOAM - Organic World Congress
A 19ª edição do Congresso Mundial de Orgânicos será realizado do dia 9 a 11 de novembro em Nova Delhi, Índia. Artigos para submissão podem ser enviados até dia 30 de setembro 2016. Veja mais aqui

Tribunal da Monsanto
Do dia 14 a 16 de outubro será realizado o Tribunal da Monsanto em The Hague, Hollanda. O evento é realizado pela Assembleia dos Povos para o futuro da nossa alimentação e do nosso planeta (The People’s Assembly for The Future of Our Food & The Future of Our Planet) que reúne movimentos, guardiões de sementes, defensores de sementes, agricultores, produtores e cidadãos. Participantes chaves são Vandana Shiva, Andre Leu, Ronnie Cummins, Hans Herren, Percy Schmeiser e outras lideranças.Mais informações
Articulações 

Declaração Política da 14ª Feira Regional de Sementes e da Biodiversidade

“Sementes crioulas, construindo a nossa autonomia”.

Mais de 2.000 agricultores e agricultoras familiares, adultos e jovens estudantes das escolas municipais, professores, representantes de Povos Indígenas, e pesquisadores participaram, em Palmeira, nos dias 05, 06 e 07 de agosto de 2016, da 14ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade e lançaram uma declaração política em Defesa das Sementes e Raças e Políticas Públicas e em Defesa da Defesa da Terra e Território.
Veja a integra da carta política pela Articulação Nacional de Agroecologia.

Documentários

Life in Syntropy
O documentário sobre a Agricultura sinergética com Ernst Götsch foi feita especialmente para ser apresentada em eventos na COP21 em Paris final de 2015 com imagens e entrevistas inéditas. 15 min.


Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual


Nosso email é:
agroecoculturas@gmail.com



Gostaría mudar a forma do recebimento dessas noticias?
Pode atualizar suas preferencias o cancelar sua assinatura

 






This email was sent to <<Seu email>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Ecotopika · Calle Mas i Ros, 79 · puerta 10 · Valencia, España 46022 · Spain

Email Marketing Powered by MailChimp